Notícias UNETRI

Avaliação

ACADÊMICOS DE CONTÁBEIS APRESENTAM TRABALHOS INTERDISCIPLINARES

A proposta deste ano para o trabalho interdisciplinar, foi mais ousada e contou com o diferencial da viagem de estudos
 
Na noite de segunda-feira, 24 de junho, nas dependência da Unetri Faculdades, os acadêmicos do terceiro período, do Curso de Ciências Contábeis, tiveram a oportunidade da apresentação dos trabalhos interdisciplinares, considerando como temática: Processos Organizacionais de Produção e Gestão.
Os acadêmicos realizaram, no decorrer do semestre, a primeira etapa do trabalho descritivo, considerando três questões levantadas em cada disciplina do curso.
Nesta etapa foram efetuadas as pesquisas e estudos teóricos de assuntos vistos no semestre, para realização do relatório.
Os acadêmicos tiveram o apoio e a contribuição de todos os professores do curso para o desenvolvimento dos trabalhos.
Segundo a coordenadora do curso, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt a proposta deste ano para o trabalho interdisciplinar, foi mais ousada e contou com o diferencial da viagem de estudos, de 6 a 8 de junho.
“Nessa viagem, os acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, tiveram a oportunidade da validação da teoria, por meio da visitação técnica às empresas Tramontina (Farroupilha RS), Agrale (Caxias do Sul RS) e Vinícola Aurora (Farroupilha RS), onde puderam validar se o que estudaram na teoria, aplica-se realmente na prática das empresas”, explicou Raquel.
A segunda etapa do trabalho contou com a apresentação acadêmica da somatória do que foi desenvolvido conceitualmente (relatório de estudos teóricos) com o que foi constatado na prática, com embasamento nas visitações técnicas.
A avaliação das apresentações contou com uma banca composta pelos professores Raquel, Carlinhos, Robson e Ana Paula.
“Os resultados nos surpreenderam positivamente. As apresentações foram todas muito bem-sucedidas e de uma riqueza de detalhes que fez todos os esforços terem valido a pena”.
Raquel observa que a maior contribuição para os acadêmicos está no processo de formação, considerando o ensino-aprendizagem estimulando, motivando e valorizando a produção e validação, por parte do meio acadêmico. A união da teoria à prática é um casamento perfeito, em que pese, toda prática sempre nasce de uma teoria.
 A coordenadora do curso de Ciências Contábeis entende que a realização de trabalhos interdisciplinares é uma tarefa bastante complexa.
“Considerando que nós, profissionais, temos por hábito trabalhar individualmente. Descontruir isso, é o propósito! Promover a interação entre os professores, entre os cursos e entre os acadêmicos, é espetacular, e quando alcançamos o objetivo proposto não tem preço, é fantástico! É, conseguimos vencer esta etapa do trabalho proposto e as experiências foram exitosas. Nossos acadêmicos são tremendamente capazes”, enfatizou.
A coordenadora, professora Raquel, manifestou seu sentimento de total gratidão à direção acadêmica, representada pelo professor Jonas, à líder Juvani, por participar de todo o processo; professora. Elizandra; coordenador do curso de Administração, professor Ademir, pelos esforços despendidos, e, especialmente, a equipe de professores de Contábeis do terceiro período, composta por Carlinhos, Cleber, Ana Paula, Matias e Robson.
“Vocês são os principais motivadores do meio acadêmico. Aos acadêmicos que aceitaram o desafio proposto e fizeram bonito, vocês, acadêmicos, são a razão de todos os nossos esforços. Muito obrigada!”, concluiu a coordenadora do curso de Contábeis, professora Raquel.

Compartilhe esta notícia: