Notícias UNETRI

Formação

ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA VISTAM ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM SÃO MIGUEL DO OESTE

Grupo da Unetri visitou a Escola Municipal Emma Balke e o Colégio La Salle Peperi, da rede particular
 
Acadêmicos do curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, de Barracão, acompanhados pela a coordenadora do Curso, professora Elizandra Fiorin Soares, realizaram, nesta semana, uma viagem técnica a São Miguel do Oeste, que contemplou vista a duas escolas.
Na parte da manhã, os acadêmicos conheceram a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Emma Balke.

Escola Municipal Emma Balke
Segundo a coordenadora do Curso, professora Elizandra Fiorin Soares, a Escola Emma Balke, nos últimos cinco anos, teve seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, entre 72 e 75, tem padrão de referência em qualidade e organização, ótima estrutura, com a participação da prefeitura migueloestia e de projetos de grupos, com sala de teatro, salas e área coberta para jogos, além de outras atividades.
“A escola envolve os alunos em visitas técnicas, a cada mês, no próprio município e em outras cidades, para conhecer museus de ciências, de artes e históricos, entre outras visitas à diversos tipos de iniciativas. É uma proposta de referência que os acadêmicos foram conhecer”, citou Elizandra.

La Salle Peperi
À tarde, o grupo da Unetri conheceu o Colégio La Salle Peperi, da rede particular de ensino, que atua desde a educação infantil, com crianças a partir de um ano, até o ensino médio.
Os acadêmicos conheceram a forma como é organizado o Projeto Político-Pedagógico – PPP da escola, e qual a proposta de La Salle, que foi um grande educador que marcou a história da educação.
O Colégio de São Miguel do Oeste integra a Rede La Salle de colégios, espalhada por todo o mundo, e coordenada pela congregação dos Irmãos Lasalistas.
“A equipe do colégio explanou a filosofia do La Salle, que é a educação com ternura e afeto, mas também com disciplina. A questão humana é muito trabalhada. A escola trabalha com a proposta do humano, ‘eu e o outro’, e tem projetos sociais, assistenciais e pastorais, dos quais os alunos participam, justamente para essa sensibilização sobre o aspecto humano”, ressaltou a professora Elizandra.

Relatórios
Ela avaliou de forma extremamente positiva a vista em ambas as escolas.
“Essas visitas técnicas integram o projeto interdisciplinar da Unetri. Em março passado, visitamos Bom Jesus do Sul, que tem educação em tempo integral na rede municipal. Agora, após mais estas visitas, os acadêmicos vão para a etapa de montar os relatórios das visitas técnicas, apresentar a perspectiva de qual seria a escola, o mais próximo do ideal, partir de todas as informações obtidas durante a visita a estas escolas, em termos de gestão, de relacionamento interpessoal, de formação do aluno e de proposta pedagógica-curricular”, concluiu Elizandra Fiorin Soares.
No dia 27 de junho os acadêmicos farão a apresentação do relatório, e todas as escolas visitadas foram convidadas para comparecer ao evento, além de outras entidades.

Compartilhe esta notícia: