Notícias UNETRI

Presença Regional

ACADÊMICA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNETRI APRESENTA CASE NO SHOW DO MEI

A acadêmica Monique Puttkamaer falou sobre sua trajetória de vida, suas mudanças e desafios com a saída do trabalho e a criação de seu próprio negócio
 
A Lei Complementar 128, que criou a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), completou 10 anos de existência.
Para comemorar a data o Sebrae/PR definiu uma cidade, de cada território do estado, para centralizar as comemorações.
Do Território da Fronteira, que abrange os municípios de Capanema (PR) e Andresito (AR), Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (AR), a cidade de Barracão foi a escolhida pelo Sebrae para sediar a atividade.
O evento, o Show do MEI, aconteceu em Barracão, na noite desta terça-feira, 11 de junho, e foi organizado pelo Escritório Sebrae da Fronteira, que fica em Barracão, com apoio Sala do Empreendedor de Barracão, da Ascoagrin, do Fronteiras Cooperativas, e da prefeitura de barraconense.
Mais de 300 MEIs, dos os municípios do Território da Fronteira participaram do evento, que teve por tema, “Inspire-se e Empreenda”.
Para a abertura das atividades, foi composta uma mesa de honra, com a presença do prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, e primeira dama, Adriane Santini Zandoná; o coordenador do Escritório Fronteira do Sebrae, Diogo Kalinke; o presidente da Ascoagrin, Marcos Voltolini; a presidente do Fronteiras Cooperativas, Talita Casagrande; o prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Zelírio Peron Ferrari, e primeira dama, Mari Vargas; e o coordenador da Sala do Empreendedor de Barracão, Itamar Carminatti.
O prefeito, Marco Aurélio, falou em nome de todos, deu as boas vindas e destacou a importância a presença e atuação dos MEIS.
Ele citou que, somente em Barracão, são 614 MEIS registrados, que movimentaram, apenas em 2018, na economia local, mais de R$ 10 milhões.
 
Show do MEI
O Show do MEI foi conduzido pelo professor do campus de Capanema do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Kellermann Godarth, que simulou um Programa do Jô.
Ele entrevistou dois MEIs, que contaram sua trajetória, sua decisão em tornar-se MEI, sua atuação, perspectivas, mudanças e desafios com a saída do trabalho formal e criação do próprio negócio, entre outros aspectos.
Os MEIS entrevistados foram a designer e proprietária da MP Comunicação e Design, Monique Puttkamer, que também é acadêmica de Administração da Unetri Faculdades, de Barracão, e o empresário Leonardo Volkweis, da Germann Instrumentos musicais, que atua também no ramo de distribuição de licores, cervejas e chopp artesanal e produção de cerveja e chopp artesanal.
O terceiro MEI entrevistado pelo “Jô” foi o palestrante de renome internacional, João Carlos de Oliveira, conhecido como “Pretinho Básico”, de Curitiba/PT.
Ele contagiou os presentes com muito entusiasmo, descontração e criatividade, e destacou que buscar o êxito, acreditar em si, são fatores preponderantes e decisivos para o sucesso de cada um.
“A palavra chave é acreditar. Quando você acredita em você mesmo, quando você compra sua própria ideia, o mundo vai abrir as portas para você. Nós somos poderosos, desde que a gente respeite o poder do outro. Se você tem uma ideia, acredite nela, acredite em você, compre a sua própria ideia e leve ela para o mundo”, resumiu o palestrante.
 
A coordenação do Show do MEI, integrantes do Fronteiras Cooperativas e vários MEIs que se manifestaram, avaliaram o evento como o mais positivo possível, destacando sua importância e envolvimento, é o ótimo aprendizado com as experiências apresentadas e a palestra proferida.

Compartilhe esta notícia: