Notícias UNETRI

UNETRI: um sonho próximo de se tornar realidade

A UNETRI Faculdades teve o lançamento de sua pedra fundamental em 3 de junho de 2015, e o início das obras de seu campus se deu logo em seguida.

A UNETRI Faculdades teve o lançamento de sua pedra fundamental em 3 de junho de 2015, e o início das obras de seu campus se deu logo em seguida.

Agora, passados pouco mais de sete meses do lançamento, as obras estão em fase adiantada, seguindo o cronograma de construção, com previsão de conclusão para o mês de maio ou junho deste ano.

O Campus da UNETRI fica em Barracão, no bairro Industrial, em uma área, com 30 mil metros quadrados, ao lado da BR-163, terreno que foi cedido pelo município, mediante processo licitatório e lei municipal aprovada pela Câmara de Vereadores.

 

CRIAÇÃO

A decisão de implantar a instituição surgiu da necessidade, identificada por empresários, e pela própria comunidade, de formação de pessoas, visando à qualificação para o mercado de trabalho local e regional.

Essa necessidade ficou mais evidente com a desativação da Faculdade da Fronteira – FAF, em Barracão, por decisão do Centro Pastoral e Educacional Dom Carlos, entidade mantenedora da FAF.

A iniciativa passou a ser trabalhada e debatida em reuniões da Associação Comercial e Empresarial - Ascoagrin e com lideranças políticas dos municípios de Barracão e Dionísio Cerqueira. No dia 22 de dezembro de 2014, foi criada a União de Ensino da Tri-fronteira.

 

SOCIEDADE

A UNETRI Faculdades é uma instituição mantida pela União de Ensino da Tri-fronteira, empresa pertencente a um grupo de empresários de Barracão e Dionísio Cerqueira, que decidiram investir em educação.

Integram a sociedade, os empresários, sócios fundadores: Allan Edgard Kreutz; Carlos Vanderley Porfírio, Cleo Luiz Petroli, Cleyton Adriano Moresco; Jonas Grejianin Pagno, José Ilto Rosa, Juvaní Cecília Zimmermann Pivatto, Paulo César Gnoatto; Rogério Benini, Tarcízio Antonio Sartori e Volmir Salvi.

 

OBJETIVO

A UNETRI Faculdades tem o propósito de melhorar o nível da educação e qualificação na tri-fronteira, além de fomentar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, através de ações e projetos que aproximem a instituição com a comunidade e com os setores educacionais, produtivos, empresariais, associativos e cooperativos presentes em sua região de abrangência.

A UNETRI buscará a inserção regional, garantindo a facilitação do acesso à comunidade, promovendo o estabelecimento de uma diversificada rede de cooperação, nos seus mais diversos setores produtivos e sociais.

 

INVESTIMENTO

Todo o investimento está sendo feito com recursos dos próprios sócios, sem nenhum tipo de financiamento.

Segundo Cleo Petroli, que falou em nome do grupo de sócios diretores da UNETRI, a previsão é de investir R$ 5 milhões na construção de toda a estrutura física, e na infraestrutura de mobiliário, laboratórios e outros itens necessários para o funcionamento da instituição.

 

CURSOS

A UNETRI vai iniciar com três cursos: Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia, e também estão previstos cursos de pós-graduação, todos presenciais.

O primeiro vestibular será no final deste ano.

 

PROCESSO NO MEC

Cleo Petroli explicou que toda a parte burocrática e de projetos da UNETRI, junto ao Ministério da Educação – MEC, já foi cadastrada e está bem encaminhada, tanto os projetos da estrutura física, quando os projetos pedagógicos.

Ele ressaltou que o MEC já deu retorno, solicitando algumas informações adicionais e detalhes dos projetos, e a previsão é de que até julho deste ano, uma equipe do ministério virá à tri-fronteira para vistoriar as obras e a estrutura. “Até a data da vistoria, tudo precisa estar pronto, os prédios, biblioteca, mobiliário, enfim, tudo o que é necessário para que a UNETRI possa funcionar”, salientou.

 

ENVOLVIMENTO

Cleo Petroli enfatizou que os sócios diretores estão focados no propósito de qualificar a educação na tri-fronteira, através de cursos superiores. Ele destacou que todos os sócios estão diretamente envolvidos no projeto, não apenas financeiramente, para fazer uma instituição com um bom nível de qualidade. “Já visitamos faculdades conceituadas e estamos conversando com os professores e coordenadores de cursos, para que a qualidade e a excelência sejam um dos diferenciais da UNETRI”.

 

QUALIDADE

O nível de qualidade é um dos principais pilares que dão sustentabilidade à UNETRI. Segundo Cleo Petroli, a meta da instituição é que seus cursos tenham qualidade e dinamismo, capaz de coloca-los entre os melhores em sua área.

 

AMPLIAÇÃO

Segundo Petroli, mais para frente, o planejamento contempla a implantação de novos cursos. O projeto da obra já prevê a ampliação da estrutura, visando novos cursos.

 

OPINIÕES E PERSPECTIVAS

CLEO PETROLI, em nome da sociedade mantenedora da UNETRI “A decisão dos empresários levou em conta as necessidades de formação e qualificação, e não se pensou em retorno financeiro em curto prazo. O projeto da UNETRI não prioriza o lucro, mas sim melhorar o nível de qualidade da educação nesta região de fronteira. A sociedade é formada por empresários comprometidos e com visão de desenvolvimento social, econômico e cultural, que aceitou o desafio de concretizar esse projeto na tri-fronteira, porque aqui é um lugar de muitas oportunidades”.

 

ALTAIR RITTES, prefeito de Dionísio Cerqueira “A tri-fronteira viveu, nos últimos anos, um período de grande desenvolvimento e investimentos, fruto da coragem, da atitude firme e decidida e do comprometimento de suas lideranças, com a criação do Consórcio Intermunicipal da Fronteira - CIF, e de seus empresários, com visão de crescimento econômico. A UNETRI vem para suprir uma necessidade da nossa fronteira, com a oferta de qualificação e de educação superior de qualidade”.

 

CARLOS VANDERLEY PORFÍRIO, presidente da Associação Empresarial Ascoagrin “A Faculdade da Fronteira – FAF promoveu um salto de qualidade na qualificação e na educação da tri-fronteira, mas sua desativação deixou aberta essa lacuna. Com a UNETRI, esta condição está sendo recuperada. A oferta de educação superior de qualidade contribui para a manutenção dos jovens nas suas cidades. Mantemos aqui os nossos talentos, além de trazermos jovens de outras cidades para estudar aqui, o que também contribui para o movimento econômico local”.

 

CEZAR BUENO, prefeito de Bom Jesus do Sul “Este empreendimento é uma demonstração das potencialidades da tri-fronteira e do arrojo e visão de futuro dos nossos empresários e lideranças. A nossa região merece um investimento de tal grandeza, elevando a qualidade da educação e qualificação na tri-fronteira, por serem o suporte para o desenvolvimento e a sustentabilidade econômica e social”.

 

MARCO AURÉLIO ZANDONÁ, prefeito de Barracão “A tri-fronteira vive um dos momentos mais pujantes e de desenvolvimento de sua história, com o poder público e a iniciativa privada dando as mãos para promover e consolidar o desenvolvimento regional. A UNETRI, através da educação de qualidade, dará suporte ao incremento na geração de trabalho e de renda, gerando sustentabilidade e fortalecimento da economia local e regional.

Compartilhe esta notícia: