Notícias UNETRI

Formação

SEMANA ACADÊMICA INTERDISCIPLINAR: SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES

Case do Laticínio Gran Mestri foi um dos destaques do segundo dia da Semana

 

A 2ª Semana Acadêmica Interdisciplinar, da Unetri Faculdades, de Barracão, que iniciou na noite de segunda-feira, 27 de maio, teve continuidade na noite desta terça-feira, 28 de maio.

A Semana Acadêmica tem o apoio do Sebrae e da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste e as atividades acontecem no campus da Unetri.

 

Programação

As atividades da noite da terça-feira, 28 de maio foram divididas em dois blocos.

Um deles, com os acadêmicos de Administração e de Ciências Contábeis, e o outro com os acadêmicos de Psicologia.

 

Administração e Ciências Contábeis:

O primeiro evento foi a apresentação do “Case Laticínio Gran Mestri”, feita pelo empresário e diretor da empresa, Acari Menestrina.

Após, teve a palestra com o tema: “Conflitos de interesses na gestão organizacional: ameaças e oportunidades”, apresentada pelo professor Antônio Maria da Silva Carpes.

Acari Menestrina é técnico agrícola e extensionista rural da então Acaresc, hoje Epagri; responsável pela formação da bacia leiteira do Oeste de Santa Catarina (hoje, 80% das famílias da região vivem desse projeto); responsável pela bacia leiteira e produção de queijos de ovelha; trouxe para a região a primeira vaca holandesa, o primeiro aparelho de cerca elétrica, o primeiro biodigestor, o primeiro tanque de coleta generalizada, implantou a primeira pastagem de inverno e a primeira lavoura irrigada de milho; foi diretor de duas empresas do ramo de laticínios; é responsável pela cultura de fabricação de queijos em Santa Catarina; viajou por 30 países, na Oceania, Europa, Leste Europeu e Mercosul, buscando tecnologia; fabrica o queijo mais nobre do mundo, o Grana Padano-Gran Mestri; foi o fundador da Laticínios Cedrense; fundador e presidente da Gran Mestri; fundador do Agro Sopramonte; recebeu mais de 80 medalhas, premiações e menções.

Antônio Maria da Silva Carpes possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integra do Alto Uruguai e das Missões - URI; mestrado em contabilidade e controladoria, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos; doutorado em ciências contábeis, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB; é professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFSS; atua em pesquisa na área de governança corporativa e controladoria.

 

Pedagogia:

A primeira atividade foi palestra e debate com o tema: “Educação e Bioética”.

A atividade foi coordenada pelo neurocirurgião e professor Msc. Carlos Frederico Almeida Rodrigues.

Na sequência, teve palestra e debate teve com tema: “Estudar e aprender com prazer no contexto atual da educação”.

A atividade foi coordenada pela professora Esp. Carline Werlang.

 

Desafio Unetri

A 2ª Semana Acadêmica Interdisciplinar terá continuidade nesta quarta-feira, 29 de maio, na quinta-feira, 30 de maio, e na sexta-feira, 31 de maio, das 19 horas às 22h30, o “Desafio Unetri”, que ser conduzido por Diogo Kalinke e equipe de mentores.

 

Abrindo a programação da semana, na noite de segunda-feira 37 de maio, aconteceram apresentações culturais, feitas por alunos da Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornhausen.

Na sequência teve palestras e roda de debate, com o tema central: “Desenvolvimento territorial: elementos para o planejamento territorial”.

Os palestrantes foram Marcos Júnior Marini; Marcelo Antônio Percicotti Silva e Célio Wessler Bonetti.

Compartilhe esta notícia: