Notícias UNETRI

Volta às Aulas

UNETRI REALIZA CAPACITAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES E REUNIÕES DE COLEGIADO

A volta às aulas na Unetri Faculdades será na segunda-feira, 11 de fevereiro

 

A Unetri Faculdades, de Barracão, realizou, na noite de segunda-feira, 4 de fevereiro, a primeira etapa de formação continuada com os professores da instituição, tendo em vista a volta às aula, para o ano letivo de 2019.

Os acadêmicos voltam às aulas no dia 11 de fevereiro.

No primeiro encontro com os professores, foi realizada uma palestra, ministrada pela psicóloga Graciane Barboza da Silva, de Francisco Beltrão, pós graduada em Terapia Analítico-Comportamental e mestranda em Educação, pela Unioeste.

Graciane tratou sobre as relações entre professor e aluno e como construir essa relação baseada em valores que são indispensáveis para o processo de ensino e aprendizagem.

Segundo o diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, a psicóloga trabalhou teorias da psicologia comportamental, levando os professores a refletirem sobre as suas práticas e as suas atividades, podendo construir uma base de valores sólidos, para que a aprendizagem aconteça.

“Ela usou argumentações do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, para tratar sobre o contexto da chamada ‘modernidade líquida’, que é volátil e fluída, onde constantemente se muda de valores e de ideias. Nesse cenário, é fundamental construir uma base de valores sólida”, citou Jonas.

Além desses temas, a palestrante tratou sobre as dificuldades da educação hoje e os estilos de liderança do professor.

“Essas temáticas fortalecem o processo de ensino e aprendizagem dentro do ambiente de sala de aula do professor e do aluno, preparando e qualificando, cada vez mais, os profissionais, para atuar com esta perspectiva das novas gerações, sem perder de vista o conhecimento em si”.

A coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Raquel Antônia Sabadin Schmidt, destacou a importância de mobilizar os professores em eventos assim, propiciando mais formação a eles.

“A palestra foi de grande valia para nós professores, e isso demonstra a preocupação da Unetri em trazer pessoas capacitadas para trabalhar com os professores a educação de ensino e a formação continuada”, citou Raquel.

O coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermann, afirmou que foi uma atividade positiva, levando os professores a refletirem sobre esse processo histórico, o contexto da atualidade e os desafios enfrentados na relação dos professores com os alunos.

“Diante deste novo contexto, a reflexão foi importante, para podermos melhor entender esse processo e refletirmos como agir a partir dos novos desafios, quais são as nossas dificuldades, enquanto professores, e como podemos superá-las, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser valorizado e possa efetivamente acontecer”, ressaltou Ademir.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares, destacou a importância do encontro pedagógico e dos temas tratados, enfatizando a relação do professor e aluno no ensino superior, os desafios e possibilidades.

“Debatemos questões sobre essa ‘modernidade líquida’, presente entre os jovens hoje, que em função da tecnologia têm acesso a muitas informações, mas que ficam soltas, desconectadas, e aí entra a importância da Educação, como o elemento que faz essa amarração e a conexão com o conhecimento”, falou Elizandra.

 

Avaliação

Na terça feira à noite, dia 5 de fevereiro, a professora Elizandra Fiorin Soares, que também integra o Núcleo de Apoio Pedagógico – NAPE, trabalhou o processo de avaliação do ensino e aprendizagem, baseado no modelo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.

“Trabalhamos a compreensão de como uma avaliação deve ser feita, e para que ela serve”.

 

Colegiados

Na noite desta quarta-feira, 6 de fevereiro, acontecerá a reunião dos Colegiados de Contabilidade e de Administração.

Na noite da quinta-feira, 7 de fevereiro, a reunião será do Colegiado de Pedagogia.


Compartilhe esta notícia: