Notícias UNETRI

Intercâmbio

UNETRI RECEBE ACADÊMICOS E PROFESSORES DA UNIVERSIDAD GASTÓN DACHARY (ARGENTINA)

Na oportunidade, diretores das duas instituições assinaram termo de cooperação técnica e parceria, prevendo ações conjuntas
 
A noite desta terça feira, 6 de novembro, entrou para a história da Unetri Faculdades, de Barracão, e para a Universidad Gastón Dachary - UGD, campus de Eldorado, na província de Misiones, Argentina.
Foi a primeira vez que a Unetri recebeu uma delegação de uma universidade estrangeira.
Da mesma forma, foi a primeira vez que uma delegação do campus da UGD visitou uma universidade estrangeira.
Na oportunidade, a direção das duas instituições assinaram termo de cooperação técnica e parceria, prevendo ações conjuntas.
As atividades foram prestigiadas pelos acadêmicos da Unetri; acadêmicos do curso de Direito, do campus da UGD; a diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto; o reitor do campus de Eldorado da UGD, Ricardo Lopes; o diretor acadêmico da Unetri, Jonas Grejianin Pagno; professores e coordenadores de curso da Unetri e da UDG e sócios da União de Ensino da Trifronteira, entidade mantenedora da Unetri Faculdades.
Inicialmente, foi exibido um vídeo institucional, com um breve histórico da Unetri.
Após, acadêmicos da UGD fizeram uma exposição dos cursos e estrutura do campus e falaram sobre a história de Eldorado, suas potencialidades econômicas e turísticas, e sobre a criação, evolução e alterações nos códigos de leis da Argentina.
Em seguida, teve apresentação do projeto Cultura no Intervalo.
A aluna, Claudete de Almeida Zanardi, de 11 anos de idade, que frequenta o 6° ano 1 da EEB Governador Irineu Bornhausen, no bairro Três Fronteira, em Dionísio Cerqueira, apresentou o monólogo “A Mulher que Matou os Peixes”, de Clarice Lispector.
Com impressionante capacidade de expressão, interpretação e memorização, Claudete, encantou os presentes com o monólogo de quase 15 minutos de duração.
A Unetri é parceira do projeto Jovens Leitores, que a escola desenvolve, com apoio da empresa LPD Importação e Exportação.
Na sequência, foi feita homenagem ao acadêmico de cada curso da Unetri que mais retirou livros na biblioteca, e após, foi inaugurado o Varal Literário da Unetri.
Por fim, foi oficialmente assinado, pela diretora da Unetri, Juvani Zimmer Pivatto, e pelo reitor do campus da UGD, o termo de cooperação técnica e parceria.
 
Juvani ressaltou que o ato é o primeiro passo para avançar nas oportunidades de integração e ações conjuntas, para promover o conhecimento e o desenvolvimento da ciência, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico de toda essa grande região de fronteira.
 
O reitor do campus da UGD, Ricardo Lopes, agradeceu pelo acolhimento que a comitiva teve, e destacou que o ato é um marco histórico no fortalecimento do intercâmbio entre as instituições, que propiciará grandes benefícios para a região.
 
O diretor de acadêmico da Unetri, Jonas Grejianin Pagno, explicou que além de aproximar as duas instituições de ensino, o termo assinado é um grande “guarda-chuva” para várias outras ações.
“A parceria possibilita o intercâmbio entre professores da Unetri e da UGD, para formação docente e troca de experiência; encontros de estudos, com base nas matrizes curriculares dos cursos; programas de pós graduação lato sensu, em nível de especialização; intercâmbio de acadêmicos para períodos de estudos em ambas as instituições; realização de cursos de extensão, entre outras”, citou.
Jonas ressaltou que a parceria reforça os vínculos entres as instituições e valoriza o capital humano e social, com vistas ao desenvolvimento regional,
“As perspectivas futuras são para seguirmos estreitando esses laços de cooperação, gerando confiança entre as instituições, para que possamos avançar também em outras áreas”, concluiu Jonas.

Compartilhe esta notícia: