Notícias UNETRI

Integração

UNETRI É PARCEIRA NA REALIZAÇÃO DE FESTIVAL DE INTEGRAÇÃO CULTURAL NA TRI FRONTEIRA

Festival aconteceu no anfiteatro do parque ambiental e envolveu escolas e entidades de Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen

 

O Grupo de Educação do Programa Fronteiras Cooperativas, em parceria com a Unetri Faculdades; o Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF; Ascoagrin; Sebrae e as secretarias de Educação de Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen realizou, na noite de quinta-feira passada, 5 de outubro, o 1º Festival de Integração de Pequenos Talentos.

A mostra de talentos escolares aconteceu no anfiteatro do Parque Turístico e Ambiental de Integração, o chamado “lago internacional da tri fronteira”, que ficou lotado por pais, alunos, equipes escolares e pessoas da comunidade, para as apresentações culturais de escolas e entidades diversas dos quatro municípios.

Conforme a coordenadora do Grupo de Educação do Fronteiras Cooperativas, Mônica Franchini, de Bernardo de Irigoyen, o evento tem uma importância extrema, pela sua proposta e envolvimento dos quatro municípios que integram o CIF.

O evento teve apresentação de danças, de canções, de corais, encenações, pintura facial, esporte, entre outras atividades culturais.

“É o primeiro evento cultural dessa magnitude, realizado aqui no lago, cumprindo um dos principais objetivos do parque ambiental, que é promover a integração e a convivência também pela cultura. Estamos hoje unindo, pela cultura, quatro municípios, três estados e dois países”, afirmou Mônica.

Ela agradeceu a todos que, de uma forma ou de outra apoiaram e acompanharam toda a organização, planejamento e execução das atividades.

“Nossa gratidão ao Fronteiras Cooperativas, às prefeituras, ao CIF, à Unetri, os diretores de escolas, professores, as pessoas que vieram prestigiar as apresentações, aos pais de alunos, que colaboram de maneira incondicional, e aos alunos, as crianças, que são a razão de tudo o que fizemos, sem os quais a Educação não seria nada”, ressaltou Mônica Franchini.

O diretor de Ensino da Unetri, Jonas Grejianin Pagno, ressaltou que a proposta do festival é desenvolver e fortalecer o hábito das pessoas frequentarem as praças públicas e utilizares estes espaços para o desenvolvimento de atividades culturais.

“É agradável frequentar um espaço como o parque ambiental e é importante criar oportunidades para as crianças mostrarem o que fazem nas escolas. Isso é educação, isso é cultura, e tem grande contribuição para a preparação do futuro destes alunos”, disse Jonas.

Os secretários de Educação foram unânimes em destacar a importância da realização e a necessidade de sua continuidade, bem como a parceria com a Unetri, o Fronteiras Cooperativas e o CIF.

“É gratificante ver um evento dessa natureza, integrando escolas estaduais, municipais, da rede privada e federal (IFPR), entidades e instituições de dois países. É um momento de confraternização e de valorização de nossa cultura e de nossas instituições, mostrando à população o que as escolas fazem na área cultural. Que esse seja o primeiro de muitos outros festivais que virão pela frente”, afirmou Áurea Spies, secretária de Educação de Barracão.

“É um evento fundamental, de integração entre os quatro municípios, reforçando a parceria com o CIF, o Fronteiras Cooperativas e a Unetri, aproveitando este espaço público para integrar as escolas com a comunidade, socializando com a sociedade o que os alunos produzem no dia a dia das escolas”, ressaltou Clauderi Farias, secretário de Educação de Bom Jesus do Sul.

“Além de integrar os quatro municípios através de um evento cultural, o festival é preponderante, também, por criar espaços de convivência e mostrar à comunidade a nossa cultura e o que as nossas crianças estão realizando em suas escolas. Um evento dessa natureza fortalece ainda mais a união entre os quatro municípios e os vínculos de convivência entre as comunidades fronteiriças”, salientou Evandro Tressoldi Vargas, secretário de Educação de Dionísio Cerqueira.

Compartilhe esta notícia: