Notícias UNETRI

Formação

ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS APRESENTAM TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Divididos em grupos, os acadêmicos apresentaram os trabalhos do projeto, na noite de 1º de novembro
 
Os acadêmicos do curso de Ciência Contábeis, da Unetri Faculdade, realizaram, na noite de quinta-feira passada, a apresentação de seus trabalhos interdisciplinares.
Para este semestre, a temática foi: “Motivação e formação: Inter-relação entre teoria e prática contabilística, pesquisa exploratória em escritórios de contabilidade da trifronteira”.
Sob orientação da coordenadora do Curso, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, e dos professores, os acadêmicos realizaram uma pesquisa de campo, junto aos escritórios de contabilidade da trifronteira, e posteriormente o desenvolvimento de um artigo.
Segundo a coordenara, o objetivo geral do projeto do trabalho interdisciplinar é confirmar a efetiva inter-relação entre à prática e a teoria contábil; estabelecer, através da pesquisa acadêmica, fatores motivacionais de formação, que despertem o desejo do acadêmico pelo conhecimento teórico, para posterior aplicação (prática) pelos acadêmicos do segundo período do curso.
“Nosso objetivo se cumpriu com essa atividade, que seria algumas validações e confirmações, com base na pesquisa e estudos, o início da construção de uma caminhada voltada a edificação de um legado cientifico no meio acadêmico Unetri”, afirmou Raquel.
Ela destacou que a equipe tem certeza de que o trabalho interdisciplinar está motivado pelo anseio da formação acadêmica profissional de qualidade.
“Buscamos, a partir da realidade local, confirmar se a teoria contábil e seus fundamentos da administração (voltados à gestão), bem como os pilares básicos do direito empresarial voltados às Pequenas e Médias Empresas - PMEs, estão sendo aplicados na prática contabilística, pelos escritórios dos municípios da trifronteira”.
A coordenadora ressaltou que os resultantes obtidos pelas análises dos resultados da pesquisa exploratória permitirão definir estratégias para reversão dos cenários, com vistas a otimizar a qualidade de formação acadêmica da Unetri, para inserção no mercado, de profissionais preparados e com diferencial competitivo. Também face a situação encontrada nos escritórios de contabilidade, sugere-se algumas mediadas estratégicas para otimizar resultados e criação de novos nichos.
“Enquanto coordenadora e professora, estou orgulhosa dos acadêmicos pelo feito. Acredito, e tenho certeza da capacidade de cada equipe que apresentou seu trabalho. Acreditem em vocês, porque vocês, acadêmicos, podem chegar aonde seus esforços e comprometimentos os levar! Entrega total para desfrutar do melhor”, afirmou.
Ela enfatizou que todos se sentiram honrados com o comprometimento dos professores Ademir, Clésio, Paulo, Sílvia e Sérgio, além da direção da Unetri, para a concretização a estre Projeto de Interdisciplinaridade.
“Nosso agradecimento especial ao diretor Financeiro e Administrativo da Unetri, Carlos Vanderley Porfírio, e ao diretor Acadêmico, Jonas Grejianin Pagno, por prestigiar as apresentações, bem como a ajuda nos encaminhamentos para que tudo isso se tornasse possível”.
“Agradecemos também a todos os gestores dos escritórios contábeis, que dedicaram alguns minutos de seu tempo em prol da educação. Nosso muito obrigado por fazerem parte da construção de uma educação de qualidade”, concluiu a coordenadora e professora do Curso de Ciência Contábeis, Raquel Antônia Sabadin Schmidt.

Compartilhe esta notícia: