Ensino Superior

CURSOS PRESENCIAIS TÊM MELHOR AVALIAÇÃO NO ENADE 2017

O desempenho das universidades federais é melhor do que o da rede privada. Indicador é calculado com base em prova aplicada para alunos

Fonte: g1.globo.com.br/educacao
Foto: Imagem Ilustrativa / Reprodução

Enquanto 6,1% dos cursos presenciais obtiveram o maior conceito Enade, apenas 2,4% dos cursos à distância (EAD) obtiveram a avaliação máxima.
Os dados são decorrentes do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, divulgados  nesta terça-feira, 9 de outubro, pelo Ministério da Educação (MEC).
O percentual diz respeito a todas as redes de ensino, tanto públicas quanto privadas.
O desempenho das universidades federais é melhor do que o da rede privada.
As federais tiveram 34% das instituições com conceito 4 e 13% com o conceito 5.
Enquanto isso, nas privadas, os percentuais foram, respectivamente de 13% e 1,6%.

Áreas avaliadas
A cada ano o Enade se dedica a um ciclo avaliativo trienal. Em 2017, foram avaliados os estudantes das seguintes áreas:
- Bacharel nas áreas de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; e sistema de informação;
- Bacharel ou licenciatura em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras - português; matemática; e química.
- Licenciatura em artes visuais; educação física; letras - português e espanhol; letras - português e inglês; letras - inglês; música; e pedagogia;
- Tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores; e gestão da tecnologia da informação.