Ranking

NÚMERO DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS EM RANKING MUNDIAL DIMINUI

Apenas duas instituições privadas do país entraram na lista das mil melhores: PUCRJ e PUCRS

Fonte: Times Higher Education - THE / revistaensinosuperior.com.b
Foto: Imagem ilustrativa (crédito: Shutterstock)

Anualmente, a conceituada revista britânica Times Higher Education - THE faz um ranking das melhores universidades do mundo.
Nessa última avaliação o Brasil teve 15 instituições inclusas entre as mil melhores universidades do mundo.
No ano passado, 21 instituições entraram para a lista.
Em 2016, foram 27 instituições.
O Brasil caiu seis posições em relação ao ranking do ano passado.
Do Brasil, os estados de São Paulo e Paraná são os que têm mais universidades no ranking.
O ranking avalia instituições de 36 países e a revista leva em conta número de citações em pesquisa, grau acadêmico dos professores, prêmios Nobel conquistados, entre outros critérios.
As 100 melhores universidades do mundo estão nos EUA, Grã Bretanha, Canadá, Suíça, China, Singapura, Alemanha, Austrália, Hong Kong, Suécia, França, Japão, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Coréia do Sul e Finlândia;
As três melhores classificadas da América do Sul são a Universidade de São Paulo – USP, University of Desarrollo (Chile) e Diego Portales University (Chile), as três no grupo de 251 a 300.
A Universidade de Oxford (Grã Bretanha) ficou em primeiro lugar, pela segunda vez consecutiva.
A Universidade de São Paulo - USP teve a melhor posição entre as brasileiras, e ficou na faixa que abrange da 251ª a 300ª colocada.
Após a 200ª posição, a pesquisa considera as instituições por grupo, e não mais de forma individual.

No grupo de 251 a 300 está a Universidade de São Paulo - USP

No grupo de 401 a 500, está a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

No grupo de 601 a 800 estão a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRJ, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ,

No grupo de 801 a 1000 aparecem a Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal do ABC – UFABC (SP), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal de Pelotas (RS), Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade Federal de São Carlos (SP), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e Universidade Estadual de São Paulo – UNESP.

No grupo da posição 1001, aparecem a Universidade Estadual do Ceará – UECE, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Itajubá – MG, Universidade Federal de Lavras – MG, Universidade Federal do Pará – UFPA, Universidade Federal do Paraná - UFPR, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (RS), Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Federal de Uberlândia (MG), Universidade Federal de Viçosa (MG), Universidade Federal Fluminense (RJ), Universidade Federal do Ceará – UFC, a Universidade Estadual de Londrina (PR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual de Maringá (PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), Unioeste (PR) Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ), Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (RS).

Ranking
As 15 primeiras colocadas no ranking são:
Universidade de Oxford (Grã Bretanha)
Universidade de Cambridge (Grã Bretanha)
Universidade de Stanford (USA)
Massachusetts Institute of Technology – MIT (USA)
California Institute of Technology CALTECH – (USA)
Universidade de Harvard (USA)
Universidade de Princeton (USA)
Universidade de Yale (USA)
Imperial College London (Grã Bretanha)
Universidade de Chicago (USA)