COMO ENSINAR SEUS ALUNOS A IDENTIFICAR UMA NOTÍCIA FALSA EM DOIS MINUTOS

Conheça as principais dicas para checar se um conteúdo é falso e combater a desinformação

Fonte: novaescola.org.br

Foto: Imagem Ilustrativa (reprodução: opovo.com.br)

Com o avanço da tecnologia, a produção e publicação de conteúdos está a alguns cliques de alcance.

Nesse universo, notícias falsas, satíricas e caça-cliques se confundem com informações confiáveis gerando desinformação entre os leitores.

A Educação (ou alfabetização) midiática visa justamente formar cidadãos críticos e aptos a interpretarem as informações as quais são expostos diariamente.

Quer saber ao que se atentar diante de uma notícia? No vídeo abaixo, você confere as principais dicas do que precisa saber para não cair em uma fake News.

Confira o vídeo

Para saber mais sobre como identificar conteúdos que propagam a desinformação, não deixe de conferir:

Guia de Letramento Midiático

Para conferir atividades sobre o tema que possam ser usadas com a sua turma, em diferentes componentes curriculares, e outros conteúdos relacionados, acesse a página especial de Nova Escola sobre Educação midiática: