PROGRAMAÊ! LANÇA GUIA PARA DISCUTIR CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Professores podem baixar PDF gratuitamente do Guia para Construção do Pensamento Computacional

Fonte: novaescola.org.br

Foto: Divulgação/Programaê!

O Programaê! acaba de lançar o “Programaê!: Um Guia para Construção do Pensamento Computacional”, guia gratuito, que dá subsídios para que sejam discutidas a importância da integração do pensamento computacional e da cultura digital no currículo escolar.

O guia vai nortear o desenvolvimento de habilidades para que todo o conceito aprendido seja aplicado na prática, em sala de aula.

O objetivo é mostrar que a tecnologia pode ser uma importante facilitadora na educação e, se usada de maneira adequada, como parte de políticas públicas sérias, pode transformar o futuro.

O PDF foi desenvolvido sob os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e já está disponível para os professores baixarem em (http://programae.org.br/educador/).

O guia foi orientado pela decomposição de seis eixos principais: Políticas Públicas, Infraestrutura, Gestão Escolar, Currículo, Formação de Professores e Aluno, tudo organizado em pequenos blocos.

O Programaê! foi criado em 2014 e é uma iniciativa da parceria entre Fundação Telefônica Vivo e Fundação Lemann, que tem por objetivo disseminar conhecimentos computacionais e multiplicar experiências educativas entre professores e educadores da rede pública do país.

É um movimento que reúne alunos, professores e pais no sentido de aproximar a programação de jovens de todo o Brasil.

A iniciativa integra características como criatividade, inteligência emocional, inovação e pensamento crítico a estratégias de ensino e aprendizagem atuais e ajuda a desconstruir a ideia de que o pensamento computacional está restrito a disciplinas como Matemática, Física e Geometria, o que facilita sua aplicação em outras vivências escolares.

LEIA MAIS: Como trazer a Educação 4.0 para dentro da sala de aula