Notícias UNETRI

História

UNETRI FAZ HISTÓRIA E REALIZA SUA PRIMEIRA SEMANA ACADÊMICA

Marco fundamental na história da Unetri, a primeira semana acadêmica teve motivação e integração entre os cursos, mesas redondas e palestras específicas para cada curso
 
A Unetri Faculdade, de Barracão, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR, realizou, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, a sua semana acadêmica.
Foi um momento histórico para a Unetri, pois está foi primeira semana acadêmica da intituição.
 
Segunda-feira, 27 de agosto
A palestra de abertura foi o marco inicial das semanas acadêmicas da Unetri.
A palestra teve por tema, “Processos do relacionamento organizacional”, e envolveu os acadêmicos dos três cursos da faculdade.
Também participaram da palestra, professores, coordenadores de cursos, diretores, sócios mantenedores e pessoas da comunidade em geral.
O palestrante foi o professor Roselei Luiz Angst, que contagiou os presentes, com música, reflexões, questionamentos, existencialismo, comportamento e motivação.
 
Terça-feira, 28 de agosto
ADMINISTRAÇÃO: mesa redonda: Importância da qualificação profissional no mercado de trabalho; participantes: empresários e profissionais com atuação destacada e reconhecida;
A mesa redonda teve como convidados, a empresária proprietária da Perfumelândia, Talita Casagrande, o empresário proprietário do Moinho Talita, Dirceu Luiz Priamo, e o professor, empresário e consultor do Sebrae, Elizandro Ferreira.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Controles internos nas pequenas empresas; palestrante: o auditor e sócio diretor da RL Solutions Consultores e Auditores, Luiz Gonçalves de Oliveira Júnior.
PEDAGOGIA: Mesa redonda: habilidades e competências para o pedagogo no mercado de trabalho; participantes: professores e profissionais com atuação destacada e reconhecida.
A mesa redonda teve como convidadas, as pedagogas Carline Werlang, Maria Patrícia Lima, Rosane Gomes de Andrade Souza e Elisângela Schlichting. 
 

Quarta-feira, 29 de agosto
ADMINISTRAÇÃO: Valorizando a profissão do administrador do mundo contemporâneo. Atuação do Conselho Regional de Administração; palestrante: professor, administrador e delegado do Conselho Regional de Administração (Pato Branco), Anderson Michelin;
CIÊNCIAS CONTÁBEIS: A importância do contador no processo decisório nas empresas; palestrante: o diretor financeiro da Chapecoense, com mais de 38 anos de atuação na área contábil, professor mestre Roberto Aurélio Merlo.
PEDAGOGIA: Processos de aprendizagem no contexto da Neurologia; palestrante: professora Kelly Cristina Zavadski.
 

Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermann, a avaliação é positiva, pois as atividades da semana permitiram aos acadêmicos agregar conhecimento e experiências externas, fortalecendo o conhecimento acadêmico e a qualificação e formação dos futuros profissionais em Administração.
“Foram três dias de atividades importantes, que permitiram aos acadêmicos agregar conhecimento efetivo, socializando e compartilhando esses conhecimentos. Os debates envolveram questões motivacionais, comportamentais e a importância de cada um em seu contexto de vida. Os debates também evidenciaram a importância da capacitação para a atividade empresarial, com empresários relatando suas experiências, tanto as dificuldades quanto as oportunidades, inovação, tendências e qualificação, enfatizando também a importância da profissão do administrador e a atuação do Conselho de Administração”, citou Ademir.
 
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, afirmou que as atividades da semana acadêmica foram positivas e contribuíram significativamente para agregar conhecimentos, sempre com a preocupação de oferecer o melhor para os acadêmicos, destacando a importância da atuação dos profissionais no mercado.
“Tivemos momentos importantes de interdisciplinaridade e de integração entre os acadêmicos dos três cursos e os profissionais, com a palestra motivacional. Na segunda noite, a palestra oportunizou aos acadêmicos e ao público participante, um momento reflexivo sobre a importância do controle interno, que é um diferencial competitivo para as micro e pequenas empresas, representando uma gestão mais eficaz e eficiente evitando erros e fraudes, evidenciando a importância do contador nesse processo. Na terceira noite, a palestra sobre a importância do contador na tomada de decisão, também enfatizou que o contador, cada vez mais, terá mais espaço no mercado, pois é ele quem mune o gestor das informações para a tomada de decisão e o sucesso dos negócios está relacionado a qualidade das informações fornecidas pelo contador”, afirmou Raquel. 
 
A coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares, destacou importância da semana para os acadêmicos do curso, que ficaram satisfeitos com a diversificação de conhecimentos, e os acadêmicos relataram que a semana acadêmica atendeu as necessidades e inquietações que eles estão vivendo enquanto acadêmicos.
“Os debatem trataram temas como ‘motivar-se para ser acadêmico’, competências e habilidades do ‘ser pedagogo’, os diferentes espações de atuação e as qualificações para o pedagogo nos diferentes espaços de atuação no mercado de trabalho, além do debate sobre neuropsicologia, com temas como o que é conhecimento, o porquê existe o conhecimento, e a diferenciação entre conhecimento e aprendizagem, dentro da função neurológica. Dentro dessa diversificação, os acadêmicos interagiram e ampliaram as discussões desses temas para além dos profissionais que têm no curso”, afirmou Eliz.

Compartilhe esta notícia: