NYU TORNA GRATUITA GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Custos passarão a ser cobertos pela instituição, em um ato que visa a amenizar o peso das dívidas estudantis sobre a escolha da carreira médica, além de ter efeito sobre a diversidade dos candidatos

Fonte: educacao.estadao.com.br  / O Estado de S Paulo
Foto: A faculdade de Medicina da NYU indicou que se tornará a única, entre as dez melhores do país, a oferecer o curso de forma gratuita aos seus estudantes (Crédito: reprodução www.higherambition.org)

A surpresa chegou de forma inesperada, quando os estudantes do primeiro ano da faculdade de Medicina da Universidade de Nova York - NYU recebiam, na quinta-feira, 16 de agosto, seus jalecos brancos, que marcam a entrada na carreira, em uma tradicional cerimônia.
Para eles, e para os futuros estudantes, o curso será gratuito, o que representará um alívio de US$ 55 mil (cerca de R$ 215 milhões) anuais, anunciaram as autoridades da NYU, ante os jovens atônitos e seus pais.
A faculdade de Medicina da NYU indicou que se tornará a única, entre as dez melhores do país, a oferecer o curso de forma gratuita aos seus estudantes.
Mas o plano não cobrirá alojamento e gastos administrativos, que em média somam US$ 27 mil anuais.
A medida busca aliviar os crescentes custos da educação para os médicos, e atrair os estudantes mais brilhantes, aumentando a diversidade e evitando que os médicos escolham as especialidades melhor pagas, o que comumente é uma saída para abater dívidas de financiamentos universitários.
Isso ocorre em detrimento de outras especialidades, como a medicina família, a pediatria e a ginecologia.
A Associação Americana de Faculdades de Medicina estima que a dívida média dos médicos recém graduados, nos Estados Unidos, é e US$ 202 mil e que mais de 20% dos médicos, que estudaram em universidades privadas, como a NYU têm dívidas superiores a US$ 300 mil.
"Essa decisão reconhece um imperativo moral que deve ser enfrentado em momentos em que as instituições colocam uma crescente carga de dívida sobre os jovens que aspiram a ser tornar médicos", disse Robert Grossman, decano da faculdade.
"Nossa esperança e nossa expectativa é que, ao tornar a faculdade acessível a um campo mais amplo de aplicantes, sejamos um catalisador para a transformação da educação médica a um nível nacional", disse Kenneth Langone, presidente do diretório do hospital universitário NYU LAngone Health e um dos 2,5 mil doadores que mais contribuíram para a iniciativa.

Medida
A medida se aplica a 93 novos estudantes do primeiro ano e a outros 350 que ainda têm três anos até se graduarem.
Segundo dados do Federal Reserve, os créditos estudantis chegaram, ao fim de março, a US$ 1,38 bilhão, alta de 138% nos últimos dez anos.
Segundo a Associação College Board, o custo médio de uma licenciatura universitária básica, de quatro anos, nos Estados Unidos é de US$ 34,7 mil por ano, em uma universidade privada, sem contar gastos com alojamento e alimentação.
A maioria das universidades de prestígio são privadas e os jovens se endividam para poder estudar.