CASOS EDUCACIONAIS INOVADORES NOS PAÍSES QUE CHEGARA ÀS QUARTAS DA COPA

Uruguai, França, Brasil, Bélgica, Suécia, Inglaterra, Rússia e Croácia fizeram as quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. Conheça iniciativas de educação desses países

Fonte: porvir.org

Fotos: Divulgação das respectivas escolas (reprodução porvir.org)

As quartas de final Copa do Mundo de 2018, que começam no dia 6 de julho, tinham o Uruguai, França, Brasil, Bélgica, Suécia, Inglaterra, Rússia e Croácia na disputa.

Bélgica, Croácia, França e Inglaterra seguiram em frente.

Fora do campo, esses oito países também ganham destaque com experiências educacionais inovadoras.

Conheça algumas dessas.

Bélgica - 19 Coding School

A versão belga da escola de tecnologia 42, de Paris, fica na capital Bruxelas.

Assim como na escola parisiense, a 19 oferece ensino de programação autodirigido, 100% gratuito, sem aulas e sem professores, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Após um teste, os alunos são convidados a participar de imersão na sede que fica em um castelo.

Uruguai - Liceu Jubilar

Escola com administração privada, mas gratuita, localizada em uma região pobre de Montevidéu.

A inovação está baseada na inclusão de todos os membros de sua comunidade, o que resultou em índices de reprovação e evasão perto de zero.

Brasil - Projeto Âncora

Localizada em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, a escola tem o objetivo de incentivar a autonomia dos estudantes e dos educadores.

Em um espaço amplo e variado, que inclui pistas de skate, área ao ar livre e até uma lona de circo, eles podem escolher os temas que desejam estudar e são orientados por tutores.

Inglaterra - Studio Schools

A rede de escolas mescla aulas expositivas com métodos de aprendizagem baseada em projetos e coaching.

Além disso, ela também faz parcerias com empresas locais para que alunos possam desenvolver trabalhos baseados na vida real e fazerem estágios.

Croácia - Croatian Makers

Para diminuir as diferenças entre alunos de diferentes classes sociais na Croácia e proporcionar o acesso de todos a tecnologias educacionais, o Institute for Youth Development and Innovativity criou o projeto Croatian Makers.

Além de promover oficinas desde 2015, a iniciativa doou mais de 1800 robôs a 360 escolas do país para que consigam competir em eventos de robótica e programação.

Rússia - Equal Opportunities

O Equal Opportunities é um programa que incentiva a colaboração entre estudantes, professores e escolas para o desenvolvimento de projetos conectados com sua comunidade.

Suécia - Telefonplan School

Localizada na Suécia, a escola tem um projeto arquitetônico inovador.

Com poucas paredes e salas, os alunos circulam por diferentes espaços que incentivam a criatividade.

A aprendizagem acontecem por meio de projetos, que surgem conforme o interesse dos estudantes.

França - Collège Clisthène

A escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de Bordeaux aposta na diversificação pedagógica para despertar o interesse e a motivação dos alunos.

Luta contra evasão ao proporcionar uma prevenção da violência e a responsabilização progressiva da comunidade escolar.

Respeita os ritmos pedagógicos e biológicos dos alunos, alterando horários de aula para quando eles estão mais produtivos.