UNETRI, LPD E EEB IRINEU BORNHAUSEN, INICIAM NOVA ETAPA DO PROJETO DE LEITURA

Lançamento do projeto Formando Jovens Leitores 2018 aconteceu na noite de sexta-feira, 29 junho

A Escola de Educação Básica Governador Irineu Bornhausem, de Dionísio Cerqueira, juntamente com a Unetri Faculdade e a LPD Importação e Exportação, lançaram, na noite de sexta-feira passada, 29 de junho, a etapa de 2018 do projeto Formando Jovens Leitores.
Neste ano, o projeto terá como enfoque: “Desenvolvendo o Mundo do Trabalho”.
O ato de lançamento teve a presença da diretora do colégio, professora Sirlei Sthal; do diretor da LPD, Cleo Petroli, e esposa Ieda Petroli; da diretoria geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto; do diretor de ensino da Unetri, Jonas Grejianin Pagno; do diretor administrativo da Unetri, Carlos Vanderley Porfírio; da coordenadora do curso de Pedagogia da faculdade, Elizandra Fiorin Soares; do secretário de Educação de Dionísio Cerqueira, Evandro Vargas; da equipe de funcionários da LPD; dos acadêmicos do curso de Pedagogia da Unetri; do presidente da Associação de Pais e Professores – APP da Escola, Silvino de Camargo Fortes; do presidente do Conselho Deliberativo Escolar; Marino Dias Nunes; professores, alunos e pais de alunos.

Projeto
O projeto Formando Jovens Leitores nasceu após a realização, pelo colégio, do Sarau Literário, com o objetivo de incentivar e fortalecer o hábito da leitura.
Com isso, em 2017 nasceu o Projeto Formando Jovens Leitores, que teve como foco: “Desenvolvendo um Mundo Melhor”.
A partir do ano passado, ganhou o apoio e aporte financeiro da LPD e da Unetri Faculdade.
Em 2017, além das oficinas e espaços de leitura, foi ampliada e reestruturada a biblioteca da escola, inclusive com o aumento do acervo de livros e com novos mobiliários, feitos com palets, pela equipe da LPD e da escola.
Segundo Elizandra Fiorin Soares, para este ano, os espaços de leitura terão continuidade, o acervo ganhará novos títulos e as oficinas de teatro, dança e outras terão o enfoque no comportamento no mundo do trabalho.
Ela explicou que a Unetri fará a organização e aplicação das atividades, juntamente com a equipe gestora da escola, e a LP fará o apoio às oficinas, com relatos de experiências, a partir dos temas sugeridos pela escola, bem como fará o apoio financeiro para o melhoramento do espações físicos e compra de novos livros para o acervo da biblioteca.
 “O projeto incentiva a leitura na vida escolar e pessoal dos alunos, com a criação de espaços de leitura e desenvolvimento de oficinas, que estimulam a aprendizagem e fazem a diferença na vida dos estudantes”, afirmou.

Jonas Grejianin Pagno ressaltou que é gratificante para a Unetri ser parceira no desenvolvimento de um projeto desta importância e envolvimento.
“Esta iniciativa aproxima os acadêmicos de Pedagogia do ambiente de trabalho, que é a sala de aula, e aproxima a Unetri da comunidade, através de um projeto de extensão, além de contribuir com este importante projeto de responsabilidade social da LPD”, afirmou.
Sirlei Sthal, em nome da comunidade escolar da EEB Irineu Borhausen, agradeceu à LPD e à Unetri pela continuidade da parceria de muitos frutos positivos.
“Sem esse apoio e aporte, não teríamos condições de realizar este importante projeto, que forma pessoas melhores, pois a leitura é uma grande ferramenta de crescimento pessoal e profissional. A leitura educa e forma”, disse Sirlei.
Cleo Petroli enfatizou a importância deste projeto de responsabilidade social da LPD, reconhecendo e valorizado um importante projeto de leitura idealizado pela escola.
Ele salientou que a LPD escolheu a EEB Irineu Bornhausen para a parceria, em função da escola ter uma equipe engajada, comprometida e que se envolve, fazendo algo a mais pela comunidade escolar.
“Da mesma forma, a LPD tem essa visão de responsabilidade social, de fazer algo a mais pela comunidade onde está inserida, e por isso investe parte de seu lucro sendo parceira neste projeto, que gera troca de experiências, conhecimento e crescimento. É gratificante para a LPD estar presente e envolvida nessa iniciativa”, concluiu Petroli.

Encerrando a cerimônia, foi servido um coquetel aos presentes.