Notícias UNETRI

Capacitação

UNETRI E ASCOAGRIN MINISTRAM OFICINA DO PROGRAMA MEU TRABALHO EM BOM JESUS DO SUL

Programa está sendo desenvolvido pela administração bonjesuense, em parceria com a Unetri, Ascoagrin e o Sebrae

 

A administração de Bom Jesus do Sul, através da secretaria municipal de indústria e Comércio, e em parceria com a Unetri Faculdade, Ascoagrin, Comitê Municipais das Micro e Pequenas Empresas – MPE’s e Sebrae/PR, está desenvolvendo o programa Meu Trabalho.

A iniciativa tem por objetivo promover a formação continuada para trabalhadores e gestores, visando o fortalecimento do emprego e renda e das micro e pequenas empresas.

As oficinas de capacitação são desenvolvidas pela Unetri e Sebrae, com apoio da Ascoagrin, focadas em três eixos:

Identificação de oportunidades de trabalho, cadastro de interessados, cursos de formação e encaminhamento a empresas; ofertas de cursos de capacitação aos trabalhadores das empresas parceiras; ofertas de cursos de capacitação aos gestores e proprietários das empresas parceiras.

 

Rotinas Trabalhistas

Na noite de terça-feira passada, 26 de junho, aconteceu mais uma oficina de capacitação para os empresários e colaboradores.

A capacitação tratou sobre Rotinas Trabalhistas, e foi ministrada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unetri, Carlos Vanderley Porfírio, que também integra o Conselho Superior da Ascoagrin, e pelo coordenador do Núcleo Jurídico da Ascoagrin, advogado Paulo Cesar Gnoatto.

Eles detalharam os principais conceitos e procedimentos inerentes às relações de trabalho e à legislação trabalhista.

Entre as abordagens, constaram temas como o mercado, mudanças e adequação; informação e comunicação; conceitos e legislação sobre ‘empregado’ e ‘empregador’; contrato de trabalho; alterações contratuais; exigências documentais e pessoais para contração de funcionários; eSocial; Sped; jornada de trabalho, horas extras; adicionais (como periculosidade, noturno, insalubridade), férias, 13º salário; salário família, contribuição previdenciária; folha de pagamento, acidentes de trabalho, mudança de função, entre outros tópico rotineiros das rotinas trabalhistas.

Durante a oficina, também foi tratado sobre conjuntura atual e cenários futuros da aplicação e da legislação trabalhista; fiscalização, multas e sanções; sobre gestão, administração e contabilidade; sobre a necessidade de adequação aos procedimentos legais e “esquecer o jeitinho brasileiro”, entre outros assuntos inerentes.

Compartilhe esta notícia: