Conhecimento

CURSO DE PEDAGOGIA SOCIALIZA TRABALHOS DO PROJETO INTEGRADOR E PROMOVE DEBATE SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA

O seminário de socialização do projeto integrador reuniu acadêmicos, professores da Unetri e professores de Barracão, Dionísio Cerqueira, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen

O Curso de Pedagogia da Unetri Faculdade realizou, na quarta-feira passada, 20 de junho, a atividade de socialização do estudo, “Debatendo a relação família e escola”.
Os estudantes do curso, divididos em dois grupos, através de um questionário, ouviram pais e professores sobre essa questão, levantaram o que cada segmento pensa, pesquisaram sobre o assunto e elaboraram dois artigos científicos, que os grupos apresentaram na oportunidade.
Após as apresentações, aconteceu uma rodada de debate sobre o tema.
Foi um trabalho integrador de conhecimento, nas diferentes áreas, promovendo a interdisciplinaridade, que é uma das principais propostas da Unetri.
Participaram da atividade, além dos acadêmicos de pedagogia, os professores do curso, Cleidiana Watte, Jonas Grejianin Pagno, Rosana Salete Peccininn e Elizandra Fiorin Soares; o secretário de Educação de Bom Jesus do Sul, Clauderi Farias, e professores do município; a secretária de Educação de Barracão, Áurea Spies, e professores do município, a representante da secretaria de Educação de Dionísio Cerqueira, professora Rosana Andrade, e professores do município, e também professores de Bernardo de Irigoyen e pais de acadêmicos.
A partir dos debates entre os acadêmicos, surgiu a decisão de trabalhar estas questões, focando em qual a perspectiva que pais ou responsáveis por alunos têm em relação à escola, e qual a perspectiva dos professores para com presença da família na escola.
O objetivo foi levantar qual a compreensão que ambos têm sobre a função da escola, da educação e da relação entre a família e a escola.
Segundo explicou a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares, o trabalho seguiu a metodologia da pesquisa de campo e bibliográfica.
Os dois grupos criaram as perguntas direcionadas aos pais e aos professores, e para tal receberam orientação, além da fundamentação teórica, pelos professores do curso.
“Cada grupo criou as suas categoria e as fundamentou, não perdendo de vista as considerações e concepções dos pais e dos professores ouvidos, e a partir disse foram criados os artigos científicos”, citou Elizandra.
A partir de então surgiu a necessidade de levar esse trabalho à comunidade escolar, país, alunos e professores, compartilhando com eles as constatações e considerações geradas pela atividade, a partir dos elementos levantados pelos acadêmicos.
“Com isso, realizamos a atividade “Debatendo a relação família e escola”, para a apresentação dos trabalhos, seguida de um debate, dentro da característica de um trabalho científico, fomentando discussões e contribuindo com a reflexão sobre aquilo que nos inquieta nesse sentido”, ressaltou Elizandra.

Projeto Integrador
O Projeto Integrador, do curso de Pedagogia, é uma proposta interdisciplinar para cada semestre, que promove a integração dos conhecimentos das disciplinas daquele semestre.
No atual semestre, o campo pesquisado foi a escola e a relação entee a família e a escola;
As disciplinas do semestre são: sociologia da educação, língua portuguesa, introdução à docência e ação pedagógica 1, metodologia científica, filosofia e história da educação.
A cada semestre acontecerão laboratórios específicos, que permitirão aos acadêmicos a discussão sobre situações, problemáticas e conhecimentos sobre os espações da oferta de atuação proposta pela Pedagogia.