Notícias UNETRI

Diferencial Pedagógico

ACADÊMICOS DE CONTÁBEIS APRESENTAM PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR

Atividade reuniu acadêmicos, professores, coordenadores de cursos, delegado do CRC/PR e Contadores
 
Após o curso de Administração da Unetri apresentar, na noite de 4 de junho, o trabalho já realizado pelo Projeto Integrador Interdisciplinar, desenvolvido pelos acadêmicos, na noite de quarta-feira, 6 de junho, foi a vez dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis fazerem a apresentação.
A atividade, denominada “Conversa com o Contador”, contou com a presença dos acadêmicos do curso, do diretor de ensino da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno; da diretora geral da Instituição, Juvani Zimmermann Pivatto; do coordenador do curso de Ciências Contábeis, Carlos Vanderley Porfírio; do delegado do Conselho Regional de Contabilidade - CRC/PR Regional Pranchita, Rafael Gaitkoski; do coordenador do Núcleo de Contabilidade da Ascoagrin, Luiz Henrique Diel; e do profissional contábil, Robson Roberto Ribeiro.
 
O Projeto
Segundo o coordenador do curso, Prof. Carlinhos, o objetivo do projeto é criar espaços de discussões teóricos e práticos, como campos de investigação da realidade, vivenciados pelos profissionais contábeis, nos mais diferentes espaços de atuação para os quais são capacitados.
“Pensamos em gerar um ambiente de integração entre as disciplinas do curso de Ciências Contábeis da Unetri, por meio do processo investigativo na articulação da ação contábil, promovendo situações para o desenvolvimento da capacidade analítica, do raciocínio lógico e da comunicação interpessoal”, ressaltou.
Outro objetivo da iniciativa é oportunizar um ambiente de pesquisa acadêmica, relacionando teoria e prática, fomentando o desenvolvimento do conhecimento científico,  tecnológico e cultural, com estudos e pesquisas.
“Fortalecemos a construção do conhecimento e da análise dos fundamentos da ciência contábil, ampliando os conhecimentos e atualizando-os no contexto de prever, entender e gerenciar mudanças através do uso de ferramentas técnico-científicas e tecnológicas do complexo administrativo”, afirmou Carlinhos.
 
Etapas
A execução do Projeto seguiu os seguintes aspectos:
Conversa com o Contador; Artigo sobre o Contabilista do Século XXI; Conteúdo das disciplinas do primeiro semestre; referencial bibliográfico; elaboração do paper (resumo crítico sobre o conteúdo pesquisado).
Para a execução, os acadêmicos trabalharam no sentido de conceituar a contabilidade, a contabilidade de gestão e os usuários da contabilidade.
 
Apresentação
Para o desenvolvimento do projeto, os acadêmicos de Ciências Contábeis foram divididos em seis grupos, que trabalharam os seguintes temas:
Contador Empresarial (dois grupos); Consultor de Empresas (dois grupos); Comunicação Empresários e Contadores (dois grupos).
Segundo Carlinhos Porfírio, o contador deverá, em sua atuação profissional, estar capacitado para atuar em todas as áreas do conhecimento contábil, desenvolvendo atividades de consultoria, assessoria, auditoria, perícia, controladoria, finanças, entre outros, com o desígnio de tornar o profissional adaptável às exigências de um ambiente empresarial em contínuo processo de mudança.
“Nosso curso de Contábeis prioriza as atividades práticas, porém nunca esquecendo do alicerce que o referencial teórico proporciona, pois as atividades práticas são indispensáveis para a construção do conhecimento técnico-teórico. Para tanto, estamos estabelecendo parcerias com as empresas de contabilidade da trifronteira, bem como os municípios de origem dos acadêmicos”, explicou.
Além disso, o coordenador do curso enfatizou a importância da parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de nossa região.
“Também serão utilizados equipamentos tecnológicos, recursos de mídia e equipamentos eletrônicos, que possam auxiliar na simulação de ambientes reais das organizações, não só como fonte de pesquisa, bem como coleta e análise de dados; atividades de laboratório (informática, laboratório de práticas contábeis), desenvolvimento de projetos integradores, promovendo a interdisciplinaridade e o trabalho em equipe”, concluiu o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Carlinhos Porfírio.

Compartilhe esta notícia: