Diferencial Pedagógico

ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO APRESENTAM PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR

Atividade reuniu acadêmicos, professores, coordenadores de cursos e empresários

O curso de Administração da Unetri realizou, na noite de 4 de junho, a apresentação do Projeto Integrador Interdisciplinar, desenvolvido pelos acadêmicos.
A atividade, denominada “Café com Negócios”, contou com a presença dos acadêmicos do curso, coordenadores de cursos, direção da instituição, representantes da Ascoagrin e empresários sócios da mantenedora da Unetri e parceiros do Projeto Integrador.

O Projeto
A primeira etapa do projeto foi “Conhecendo os Ambientes Organizacionais”, no eixo Fundamentos da Base Administrativa.
Os acadêmicos, divididos em grupos, visitaram três empresas: segmento de indústria, a Lunegil, de Barracão; segmento de prestação de serviços, o Grupo Ativa, de Dionísio Cerqueira, com foco em comércio exterior; e segmento de comércio, o Supermercados Verdurão, de Barracão.
Segundo o coordenador do curso de Administração, professor Ademir Zimmermann, o projeto foi pensado a partir da grade curricular efetiva do curso de Administração, com a articulação da ação administrativa.
“Com esse processo, o acadêmico, além da teoria, do estudo, da pesquisa e dos conteúdos que traduzem a administração científica, ele possa perceber esses conteúdos na prática, junto às empresas”, citou.
Ademir enfatizou a importância desta atuação, para que os acadêmicos percebam a importância do processo administrativo nas diferentes empresas, quais as diferenças pontuais, a partir das características focadas no negócio de cada uma.
“Mostramos hoje o andamento deste trabalho que estamos realizando, e sua importância, pois ele é um grande diferencial da Uneri, proporcionando, aos alunos e aos empresários a formação de uma parceira; a integração entre a teoria e a prática, que é uma das necessidades que encontramos no nosso dia a dia”, ressaltou Ademir.

Apresentação
Cada grupo de acadêmicos apresentou o que os alunos e professores realizaram, o seu estudo e envolvimento com o projeto, o que observaram nas visitas às empresas, o aprendizado e as conclusões a que chegaram, dentro da articulação administrativa, da busca pelo conhecimento, de forma integrada, aliando o conhecimento com a prática.

Integralidade
O Projeto Integrador vem sendo desenvolvido integrando disciplinas e tendo o envolvimento de professores de outros cursos da Unetri.
Admir Zimmermann, que ministra as disciplinas de Introdução à Administração e de Articulação da Ação Administrativa, e também coordenador do Curso de Administração, falou sobre a importância da Unetri ter esse grande diferencial, de promover a integralidade e mostrar ao acadêmico como a administração é em seus diferentes ambientes.
A professora Raquel Antônia Sabadin Schmidt, de Contabilidade Básica, afirmou que o aprendizado é coletivo e é fundamental esse projeto da Unetri, integrando disciplinas e propiciando aos acadêmicos entenderem o que acontece na prática da administração, conhecendo os ambientes de trabalho.
A professora de Comunicação e Expressão, Rosana Peccininn, destacou aspectos dessa atuação e ressaltou que a autogestão é uma ferramenta que precisa ser implantada e disseminada nas empresas.
Ela salientou que o projeto deixa claro o que é um trabalho interdisciplinar e a necessidade de conhecer para então planejar.
O professor Robson Kleemann, de Matemática, não pode comparecer, em função de estar de licença médica.
A professora de Metodologia Científica e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Docente, Elizandra Fiorin Soares, explanou sobre a necessidade de estabelecer essa relação entre a teoria e a prática, de buscar o conhecimento de forma integrada, superando os desafios do trabalho em equipe, e este projeto é um dos grandes diferenciais que a Unetri oferece.
O diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno, e a diretora geral, Juvani Pivatto, destacaram que o estudo interdisciplinar e a ligação entre a teoria e a prática sempre foram, desde que a Unetri começou a ser pensada e planejada, dois grandes diferencias que a instituição ofereceria.
“Hoje vemos um sonho que está se concretizando e o que foi planejado está se tornando realidade”, disseram.
A acadêmica Monique Puttkamer, líder da turma, agradeceu, em nome dos acadêmicos, à direção da Unetri, aos professores e coordenadores e às empresas parceiras.

Também se manifestaram no evento, o empresário Cleo Luiz Petroli, sócio administrador do grupo societário (mantenedora da Unetri), O advogado e representante da Ascoagrin, Paulo Cesar Gnoatto; o empresário Gilmar Netto, e o gerente do Sicoob Vale do Iguaçu, Leonardo Flack.
Eles parabenizaram a Unteri pela visão em desenvolver um projeto de tal importância e destacaram a qualidade dos cursos e o ótimo nível de envolvimento e desempenho dos acadêmicos.
Participaram ainda, o representante da Benini Importação e Exportação, Geovane Maronezi, e da Ativa, Javelenice e Odila.