Mérito

AOS 89 ANOS ELLA CONQUISTOU SEU DIPLOMA UNIVERSITÁRIO

A graduação não é o fim para Ella Washington: agora ela já está buscando um diploma de pós-graduação

Fonte: gazetadopovo.com.br/educacao
Foto: Ella Washington abandonou a escola na sexta série para ajudar a família (crédito: Liberty University)

Uma mulher de 89 anos se formou, após abandonar os estudos na sexta série.
Ella Washington é a graduada mais velha de sua turma em “Estudos Interdisciplinares”, pela Liberty University, na cidade de Lynchburg, Virginia, EUA.
“Minha mãe é uma mulher notável”, disse a filha de Washington, Ellen Mitchel.
"Aprendi a ser forte por causa de seu exemplo e agora ela estabeleceu o padrão para seus netos e bisnetos", completou.
Mitchel contou que sua mãe enfrentou dificuldades quando chegou à cidade.
Ella Washington é uma mulher negra nascida em uma área rural do estado da Carolina do Norte, no começo do século 20, durante o período de segregação racial nos Estados Unidos.
Ella abandonou a escola na sexta série, para ajudar a família.
Mais tarde Ella se mudou para a capital americana, onde trabalhou para sustentar os doze filhos até se aposentar aos 83 anos.
“Quando veio para D.C., não havia muitas oportunidades para uma mulher negra com pouca instrução. Mas ela trabalhou arduamente fazendo tudo o que podia para ter certeza de que estávamos sendo cuidados”, contou a filha.
Com os filhos mais velhos, Ella voltou a estudar aos 49 anos, por meio de um programa de educação de jovens e adultos, até conseguir o diploma de ensino médio, em 1978.
“Ela sempre aprendeu a vida inteira. Seu desejo de aprender e de seguir uma educação tornou-se uma tradição familiar”, disse Mitchell.

Retorno
O retorno à educação formal aconteceu após a aposentadoria: Washington ingressou na Liberty University, em 2012, iniciando a graduação em Estudos Interdisciplinares.
“Liberty é uma ótima universidade. Recomendaria Liberty a qualquer pessoa porque eu me saí bem”, disse Ella Washington.
A graduação, em Estudos Interdisciplinares, não é o fim dos estudos para Ella Washington.
Ela já está buscando um diploma de pós-graduação em História, pela mesma universidade.
“Para mim, a História é um ótimo assunto. Todo mundo deveria conhecer sua história e aprender mais sobre isso. Não há nada de errado em aprender mais”, destacou Ella Washington.