Comportamento

INGLESES PAGAM 'SALÁRIO' PARA FILHOS IREM BEM NA ESCOLA E FAZEREM TAREFAS DOMÉSTICAS: MENINOS GANHAM MAIS

Remuneração chega a variar 30% entre os gêneros. Até impostos são cobrados das crianças, segundo pesquisa. A intenção é preparar os filhos para o mundo real.

Fonte: g1.globo.com/educacao – Foto: Imagem Ilustrativa

Famílias do Reino Unido estão dando dinheiro aos filhos para que eles façam tarefas de casa e se comportem na escola, segundo aponta pesquisa do banco Santander, divulgada na quarta-feira, 23 de maio.

A quantia é um complemento à mesada e costuma ser mais alta para meninos do que para meninas.

O estudo analisou os hábitos de pais de crianças entre 5 e 15 anos, no período entre os dias 21 e 28 de março de 2018.

Nesse grupo, 77% costumam pagar uma parcela fixa aos filhos.

E um terço deles dá um complemento de cerca de R$ 30,00 para que ajudem nas tarefas domésticas, tenham bom desempenho na escola e pratiquem esportes.

Os "extras" para o auxílio em casa são mais altos para as crianças do sexo masculino, que ganham, em média, 33% a mais que as do sexo feminino - R$ 29,00 para meninos versus R$ 19,00 para meninas.

As famílias parecem valorizar também quando os filhos vão bem na escola: pagam uma quantia 50% superior para os meninos, em relação às meninas.

Multas

Há também descontos na mesada das crianças, que podem chegar a 18%, quando elas não cumprem suas tarefas.

Além disso, de acordo com a pesquisa, 13% das famílias chegam a cobrar, o que chamam de impostos - nos casos de mau comportamento na escola, por exemplo.

Segundo os adultos entrevistados no estudo, a intenção é preparar os filhos para o mundo real.