Pedagogia Hoje

PEDAGOGIA DA UNETRI REALIZA ENCONTRO PARA DEBATER O CONTEXTO ATUAL DO CURSO

O encontro comemorou o Dia do Pedagogo e os trabalhos foram conduzidos por pedagogas que atuam em diferentes áreas

Dia 20 de maio foi comemorado o Dia do Pedagogo.

Para marcar a data, A Unetri Faculdade, de Barracão, através do curso de Pedagogia, promoveu um encontro, com o tema: “O Pedagogo no Contexto Atual”.

O curso de Pedagogia da Unetri é presencial, o que permite debater e aprofundar vivências e experiências ao longo do curso.

O tema foi debatido por pedagogas que atuam em diferentes áreas: Zelândia Cecconi (Dionísio Cerqueira), Neli Maria Sabbi (Bom Jesus do Sul), Adriana Gireli Túlio (Barracão) e Cleidiana Watte (Anchieta).

Participaram do evento, a diretora geral da Unetri, Juvani Zimmermann Pivatto; a coordenadora do curso, professora Elizandra Fiorin Soares; acadêmicos do curso e convidados.

Elizandra Fiorin ressaltou que o campo da pedagogia envolve os estudos sistemáticos das práticas educativas, como processos fundamentais da condição humana, investigando a natureza e os processos necessários para estas práticas, propiciando ao pedagogo a atuação em diferentes áreas previstas em sua formação.

“O fundamental do evento, foi mostrar aos acadêmicos, e à sociedade, que a qualificação do pedagogo permite atuar na promoção do desenvolvimento humano, em suas habilidades e em suas competências”, citou a professora Elizandra.

O curso de pedagogia possui abrangência que permite ao pedagogo atuar em espaços escolares formais, como gestor e supervisor escolar, como professor na educação infantil e anos iniciais; na área de educação especial e outras atuações formais, tanto na esfera pública quanto privada.

“O pedagogo também pode atuar nas áreas não formais, como a área Social, na pedagogia hospitalar, em ações de desenvolvimento do comportamento e relacionamento interpessoal nas empresas, atuando junto à gestão de recurso humanos, entre outros”, citou a coordenadora do curso.

Ela ressaltou que o objetivo do encontro foi aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a Pedagogia, apresentando e discutindo o cenário atual do curso.

“Por isso montamos a mesa de debates com pedagogas que atuam em diferentes áreas, não apenas na Educação, para mostrar um pouco dessa gama de atualizações das possibilidades de atuação do pedagogo, nesses diferentes campos, enfatizando a qualificação que ele precisa ter para estar atuando nestes espaços, buscando, cada vez mais, atualização e aperfeiçoamento”, enfatizou Elizandra.

Outro objetivo foi comemorar o Dia do Pedagogo, aprofundando o debate sobre a importância do curso de Pedagogia neste cenário.