Analfabetismo

TAXA DE ANALFABETISMO FICA ESTAGNADA NO PAÍS, DIZ IBGE

Pesquisa expõe também a desigualdade regional no acesso à educação: regiões Sudeste e Sul têm a menor taxa de analfabetismo, enquanto indicador no Nordeste é muito superior

Fonte: Lucas Vettorazzo/Folhapress - gazatadopovo.com.br/educação
Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A taxa de analfabetismo no país ficou estagnada, entre 2016 e 2017, segundo pesquisa divulgada na sexta-feira, 18 de maio, pelo IBGE.
O Brasil encerrou o ano passado com 11,5 milhões de analfabetos, 300 mil a menos do que tinha no ano anterior.
O percentual de pessoas de 15 anos ou mais, que não sabia ler ou escrever, ao final de 2017, era de 7%, contra a taxa de 7,2% um ano antes.
Apesar da pequena queda, estatisticamente esse movimento é de estabilidade.
Os dados fazem parte do módulo de educação da Pnad Contínua, pesquisa de abrangência nacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que coleta amostra de 211 mil domicílios, em todo o território nacional.
No ano passado, o instituto havia divulgado pesquisa com nova compilação de dados e com maior área de cobertura.
Na ocasião, não era possível comparar os resultados com os de anos anteriores.
A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira, é a primeira com possibilidade de comparação anual.
A taxa de analfabetismo não apresentou grandes mudanças entre os anos de 2016 e 2017, nas cinco faixas etárias pesquisadas pelo IBGE.
A maior queda foi observada na faixa de 60 anos ou mais, justamente a que concentra o maior percentual de analfabetos no país.
A taxa, nesse caso, passou de 20,4% para 19,3% - redução de 1,1 ponto percentual.
Nas demais faixas, o recuo não supera 0,5 ponto.
Não houve mudança significativa na desigualdade expressa no indicador, quando considerados cor ou sexo dos brasileiros.
O percentual de analfabetos, em 2017, entre negros e pardos (9,3%) ainda era mais do que o dobro do de brancos (4%).
A situação, portanto, era semelhante à observada em 2016, com tímidas quedas de 0,2 ponto percentual entre brancos e 0,6 ponto percentual entre negros e pardos.
A investigação por raça ou cor passou a ser feita pela primeira vez no ano passado.
O resultado da pesquisa mostrou que os brancos têm mais acesso à educação no país do que negros.
Populações mais velhas têm também o maior contingente de analfabetos, o que denota dificuldade para alfabetizar pessoas com escolaridade atrasada.

Desigualdade Regional
A pesquisa, feita pelo IBGE, expõe também a desigualdade regional no acesso à educação.
Enquanto as regiões Sudeste e Sul têm a menor taxa de analfabetismo, de 3,5%, o indicador no Nordeste é muito superior, de 14,5% em 2017. Não houve variação expressiva entre os anos.
A taxa de analfabetismo entre homens era maior (7,1%) do que entre as mulheres (6,8%) no ano passado. Também nesse caso, a variação anual não foi considerada estatisticamente expressiva de 0,3 ponto no caso deles, e de 0,2 no caso delas.