Enem

ENEM JÁ TEM MAIS 5 MILHÕES DE CANDIDATOS INSCRITOS

Inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta sexta-feira, 18 de maio

Fonte: educacao.estadao.com.br – Foto: Imagem ilustrativa - Inscrições para o Enem estão abertas até o dia 18 de maio (crédito: Hélvio Romero/Estadão

A menos de 24 horas mais de cinco milhões de pessoas já haviam se inscrito para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 16 de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As inscrições terminam às 23h59 desta sexta, 18 de maio.

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a previsão é que o total de candidatos chegue a 7,5 milhões.

O sistema só confirmará os registros após o pagamento da taxa, de R$ 82,00 que deve ser quitada até a próxima quarta-feira, 23 de maio.

As exceções são estudantes do último ano do ensino médio de escolas públicas, que receberam o benefício da gratuidade.

Mais de 3 milhões de pessoas ganharam direito à isenção, mas ainda assim devem se inscrever para participar do exame.

Neste ano, o instituto estabeleceu mudanças na concessão do benefício, estabelecendo regras para reduzir o absenteísmo entre candidatos que têm direito a isenção da taxa.

Além dos estudantes de escola pública, outros três perfis de candidatos foram beneficiados.

Quem não recebeu a gratuidade e ajuizou recurso contra a decisão deve se inscrever normalmente.

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá aguardar de três a cinco dias úteis para ter a inscrição confirmada.

O Inep orienta a todos os candidatos que retornem ao site para conferir a situação do registro.

Notas do Enem serão divulgadas dia 18 de janeiro

Datas das provas

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

Dia 4 de novembro, 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.

Duração: 5h30.

Dia 11 de novembro, 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Duração: 5h (30 minutos a mais do que em 2017).

Horários das provas

Abertura dos portões: 12 horas.

Fechamento dos portões: 13 horas.

Início das provas: 13h30.

Encerramento das provas: 19 horas (primeiro dia) e 18h30 (segundo dia).