Enem

ENEM 2018 RECEBE MAIS DE 600 INSCRIÇÕES POR MINUTO E PASSA DE 2,6 MILHÕES DE CANDIDATOS EM 3 DIAS

Taxa de inscrição é de R$ 82,00. Aqueles que conseguiram a isenção da taxa também devem se inscrever

Fonte: g1.globo.com/educacao – Foto: Enem já recebeu mais de 2,69 milhões de inscrições (Imagem: Reprodução)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 recebeu 2.697.519 inscrições nas primeiras 72 horas, após a abertura do sistema, por volta das 10 horas da segunda-feira, 7 de maio.

Ou seja: há mais de 600 candidatos novos por minuto.

O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, na manhã desta quinta-feira, 10 de maio.

Segundo o ministro da Educação, Rossieli Soares, a previsão é de que, até o dia 18 de maio, quando acaba o prazo das inscrições, o total de candidatos chegue a 7,5 milhões.

Todos os interessados em participar da prova devem se inscrever, inclusive aqueles que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82,00.

A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame.

No caso dos estudantes que terão de pagar esse valor para se inscrever, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio.

Mesmo que haja um feriado regional e os bancos não funcionem, a data-limite não será alterada, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

COMO SE INSCREVER

Para fazer a inscrição, é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha.

É ela que dará acesso futuramente ao cartão de confirmação e aos resultados, por exemplo.

Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos. Confira aqui o passo a passo.

Além desses dados, os estudantes têm de afirmar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova (como para pessoas com deficiência ou lactantes).

Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanhol.

O Enem seleciona candidatos para o Sisu, Prouni, Fies e universidades portuguesas.

DATAS DAS PROVAS

O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro:

Dia 4 de novembro, 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redação.

Duração: 5h30

Dia 11 de novembro, 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

Duração: 5 horas (30 minutos a mais do que em 2017)

HORÁRIOS DAS PROVAS

Abertura dos portões: 12 horas

Fechamento dos portões: 13 horas