Estatística

MATEMÁTICA: 5 PLANOS DE AULA PARA ENSINAR PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

Confira uma seleção com o passo a passo para trabalhar o tema com as turmas do Fundamental

Fonte: novaescola.org.be (Laís Semis) – Foto: Imagem ilustrativa (Crédito: Alex Chambers/Unsplash)

Nova Escola disponibilizou 1500 novos planos de aula no site este ano.

Produzidos pelo Time de Autores, que reúne professores com muita experiência em sala de aula e que conhecem os erros mais comuns dos alunos, os planos contam com uma dinâmica e metodologia que tem a intenção de engajar os alunos no conteúdo apresentado.

Os planos selecionados já estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Os materiais contam com passo a passo, tempo previsto para cada etapa da aula, orientações para auxiliar na aplicação do conteúdo, atividades e slides que podem ser usados tanto para compreensão do professor sobre o tema como para apresentação com a turma.

Além disso, o professor encontra ainda um guia de intervenção com indicações de como ajudar nas principais dúvidas e erros que podem surgir sobre o tema, assim como materiais complementares.

Confira nossa seleção de cinco planos para ensinar probabilidade e estatística para as turmas dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental:

PROBABILIDADE CLÁSSICA SEMPRE FUNCIONA?

A habilidade trabalhada pelo plano é o cálculo de probabilidade, identificando diferenças através de experimentação entre o modelo frequentista e o modelo clássico e realizar aproximação entre os dois modelos.

SITUAÇÕES POSSÍVEIS E IMPOSSÍVEIS

Para trabalhar a noção de aleatório, o plano instiga a percepção sobre situações em que um evento pode acontecer ou é impossível de acontecer discutindo as possibilidades.

QUEM GANHA CARA OU COROA?

Eventos dependentes e independentes: a partir da brincadeira de “cara ou coroa?”, o objetivo é reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade de sua ocorrência, nos dois casos.

CÁLCULO DA PROBABILIDADE EM SITUAÇÕES-PROBLEMA DIVERSAS

O objetivo do plano é determinar a probabilidade em situações-problema na forma fracionária, inferindo sobre os resultados.

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL (MODA, MEDIANA E MÉDIA ARITMÉTICA) E GRÁFICOS DE LINHAS

A proposta é resolver problemas envolvendo tabelas e gráficos, inferindo conclusões a partir do cálculo de medidas de tendência central (moda, mediana, média aritmética) em um conjunto de dados.

Além desses, na área de planos de aula do site Nova Escola, você encontra materiais para aulas de álgebra, geometria, grandezas e medidas, números e resolução de problemas.

Clique aqui e confira!