Notícias UNETRI

Inovação em Educação

6 FILMES COM HISTÓRIAS DE PROFESSORES INSPIRADORES PARA VER NA NETFLIX

Obras mostram a importância de um educador na vida dos seus alunos

 

Fonte: porvir.org – Foto: Imagem ilustrativa (reprodução natalia.blog.br)

Um professor inspirador pode fazer toda a diferença na vida do seu aluno.

E como dizem que a arte imita a vida, ou a vida imita a arte, no cinema também não poderia ser diferente.

Pensando nisso, o blog Porvir fez uma seleção de filmes, da plataforma Netflix, que reafirmam o papel transformador da educação e a importância do trabalho desempenhado por um docente comprometido.

 

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Encantar os alunos com a disciplina de literatura foi apenas uma parte do trabalho feito pelo professor John Keating (Robin Williams).

Quando começou a dar aulas na tradicional escola preparatória Welton Academy, ele passou a utilizar métodos para retirar os alunos de uma posição passiva e transformá-los em livres pensadores, que perseguem seus interesses e vocações.

 

MENTES PERIGOSAS

Ao perceber que os métodos convencionais não estavam conseguindo chamar a atenção da sua classe, a professora LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) decidiu inovar.

Para motivar os seus alunos, ela começou a trazer para suas aulas assuntos que estavam relacionados ao universo deles, como o Karatê ou as músicas de Bob Dylan.

Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas.

O filme é baseado em uma história verídica de uma educadora norte-americana.

 

COACH CARTER: TREINO PARA A VIDA

Em uma escola com altas taxas de repetência e evasão, o dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceitou o convite para se tornar técnico do basquete, que já colecionava derrotas.

Enquanto treinava o grupo para vencer as competições, ele demostrava preocupação com o desempenho escolar dos jogadores.

O filme mostra como o técnico acreditou no potencial dos alunos e desafiou que eles fossem além das suas limitações.

 

MATILDA

Demostrando que era uma garota com altas habilidades, Matilda (Mara Wilson) era incompreendida pelos pais.

No entanto, na escola ela encontrou uma professora que notou o seu potencial.

Em diversos momentos do filme, Jennifer Honey (Embeth Davidtz) mostra como um professor inspirador e afetuoso pode ser importante para um estudante.

 

PRECIOSA – UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA

Um bom professor consegue ir além dos conteúdos.

E foi exatamente isso que ajudou a fazer diferença na vida da adolescente Claireece Preciosa Jones (Gabourey Sidibe), que frequentemente era discriminada por ser negra e obesa.

Aos 16 anos, ela vive em um ambiente hostil, privada de uma série de direitos e violentada pelos pais.

Quando engravida pela segunda vez, Preciosa é expulsa da sua escola e vai para uma instituição educacional, que também recebe outros alunos que não se adaptaram ao local onde estudavam.

Lá a menina encontra a professora Mrs. Rain (Paula Patton), que incentiva os alunos a escrever para expressar o que estavam sentindo e enfrentar os desafios das suas vidas.

 

O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

Para ajudar a sua aluna surda e cega conseguir se adaptar e aprender, a professora Anne Sullivan (Anne Bancroft) é incansável.

Em determinado momento, ela também questiona o papel desempenhado pelos pais, que sempre sentiram pena da menina e nunca estimularam que ela também pudesse aprender como qualquer outra criança.

O filme é baseado na história real de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana, que foi reconhecida por ser a primeira surda e cega a receber um diploma de bacharelado.


Compartilhe esta notícia: