Notícias UNETRI

Formação

O PIBID NÃO VAI ACABAR - MAS VAI DAR UM TEMPO

O CAPES decidiu não prorrogar os programas que se encerram no final do mês. Entenda o que acontece agora

 

Fonte: novaescola.org.br – Foto: Imagem Ilustrativa/Reprodução blogspot.com.br

O diz-que-diz em torno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), maior programa de formação docente do Ministério da Educação (MEC), ganhou um novo capítulo.

Na terça-feira, 6 de fevereiro, a Revista Nova Escola divulgou uma nota desmentindo boatos sobre o fim do PIBID.

Porém, na manhã desta quinta-feira, 8 de fevefreiro, o Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID), que buscava a prorrogação do edital aberto em 2013 até o resultado do próximo, comunicou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) decidiu prorrogar as bolsas concedidas.

O novo edital deve ser publicado na segunda quinzena de março.

De acordo com o FORPIBID, o resultado do processo seletivo será divulgado em agosto deste ano.

A Capes, por sua vez, diz que não há previsão de publicação do resultado.

Na prática, o programa terá uma interrupção das bolsas sem previsão de retorno.

O encerramento do edital no final desse mês já estava previsto desde o início, e o pedido de prorrogação das bolsas também fazia parte do procedimento padrão para os momentos de transição.

O que o FORPIBID não esperava, no entanto, era que teria seu pedido negado. "Em 2013, fizemos o mesmo e conseguimos a prorrogação das bolsas", lembra Guilherme Prado, coordenador do programa na Unicamp.

Em comunicado aos membros, o FORPIBID ressalta o quanto a interrupção temporária dos programas pode ser prejudicial pedagogicamente.

"Todos sabem que o planejamento escolar é realizado em janeiro/fevereiro e a não participação do PIBID e do PIBID Diversidade como parceiros estratégicos nas atividades escolares terá impacto", afirma a nota, assinada pela diretoria.


Compartilhe esta notícia: