Viva uma faculdade como a Unetri

Pesquisa, inovação, conhecimento.

Para a Unetri, isso é enxergar mais longe

A UNETRI Faculdade surge para suprir uma demanda de ensino superior existente na região e, sobretudo, pela constatação da comunidade e empresários locais que a formação de pessoas qualificadas para a sociedade, bem como para o mercado de trabalho é a forma mais eficaz e eficiente para o desenvolvimento local e regional.

Neste aspecto histórico, cabe destacar que havia uma Faculdade no município de Barracão e no ano de 2011 atendia a mais de 520 alunos oriundos do município sede e dos municípios vizinhos presentes em sua área de atuação. A Faculdade atendeu a demanda do ensino superior por vários anos, mas ao final do ano de 2011, por uma decisão da Mantenedora e de algumas lideranças políticas locais e regionais se decidiu pelo encerramento das atividades da IES.  

A proposta de construção de uma faculdade foi sendo refletida e debatida em reuniões da Associação Comercial (Ascoagrin), do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) e com lideranças políticas dos municípios de Dionísio Cerqueira, Barracão, Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen. A proposta amadureceu e no dia 22 de dezembro de 2014 surgia a União de Ensino da Trifronteira LTDA.

A partir deste período começaram as tratativas para a implantação na Trifronteira. De acordo com o projeto de expansão da UNETRI, o município de Barracão apresentou as melhores condições para que o projeto fosse viabilizado através de sessão de uso, não sem antes, passar pelo processo licitatório. Desta forma, com toda certeza, a UNETRI é um marco na educação da Trifronteira.

A dinamicidade do mundo atual exige que a oferta do Ensino Superior responda, de forma rápida e criativa, às novas exigências, visando formar profissionais inovadores, criativos e adequados aos novos desafios do mundo do trabalho.

Além disso, a disseminação da oferta desta modalidade de ensino por outras Instituições de Ensino Superior (IES) tem sido uma constante, o que nos indica a apresentar os objetivos e metas que diferenciam a proposta da UNETRI Faculdade como uma alternativa nos próximos anos. Este desafio impõe o planejamento e o replanejamento permanente como ferramenta de apoio ao funcionamento da UNETRI Faculdade.

Pesquisa, inovação, conhecimento.

Para a Unetri, isso é enxergar mais longe

Objetivos
da Unetri

A Faculdade da União de Ensino da Tri-Fronteira (UNETRI), que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (BRASIL, 2010), tem em sua atribuição e competência a atividade de Ensino como premissa, uma vez que entende ser indissociável a tríade ensino, pesquisa e extensão para uma formação sólida e para a construção de um perfil de egresso contemporâneo. Desta forma, os objetivos gerais da instituição contemplam o ensino, a pesquisa, e a extensão, bem como as parcerias e a gestão, sendo eles:

A.

Promover a formação contínua e permanente de pessoas e profissionais qualificados e comprometidos com a missão e visão institucional, para atuarem na sociedade, através da oferta de cursos de graduação e de pós-graduação latu senso;

B.

Estimular a produção do conhecimento, através da pesquisa, perpassando o ensino, na perspectiva de estendê-lo à sociedade, oferecendo parâmetros para a solução das demandas locais;

C.

Criar e fortalecer as condições para o desenvolvimento das atividades de extensão, visando ao desenvolvimento da sociedade regional;

D.

Criar e fortalecer as condições para o desenvolvimento das atividades de extensão, visando ao desenvolvimento da sociedade regional;

E.

Implantar práticas de planejamento estratégico e gestão institucional, com distribuição de responsabilidades, criativas e adequadas às necessidades da faculdade e da sua comunidade, garantindo a auto sustentabilidade financeira.

Pesquisa, inovação, conhecimento.

Missão

Promover uma educação, por meio de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, fundamentada na ética para o desenvolvimento integral do ser humano apto à inovação, à interdisciplinaridade e a inserção nos diversos setores profissionais da sociedade.

Visão

Ser, até 2025, uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pela formação de pessoas éticas e capacitadas para a inserção na sociedade e no mercado de trabalho comprometidas com o desenvolvimento social, econômico e cultural das organizações.

Valores

As atividades educacionais da UNETRI Faculdade seguem o seguinte eixo norteador: Inserção Social, Cooperação e Diversidade. O eixo norteador possui a finalidade de fomentar o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão através de ações e projetos que procurem elevar o grau de comprometimento social da UNETRI Faculdades e estabelecer uma ação dialógica e interativa com a comunidade, com os setores educacionais, produtivos, empresariais, associativos e cooperativos presentes em sua área de abrangência.  Promoverá o estabelecimento de uma diversificada rede de cooperação com a comunidade, nos seus mais diversos setores produtivos e sociais. Respeitará a diversidade de pensamento, assegurando a pluralidade de opiniões; Buscará a convivência na diversidade, de tal modo que sejam respeitadas as diferenças e as divergências. Além disso, estimulará a Instituição e todos os seus setores e segmentos a atuarem de forma colaborativa e em consonância com as demais IES brasileiras e internacionais, com a comunidade científica nacional e internacional e com os diversos níveis de ensino, pesquisa e extensão.

Para tanto, os seguintes valores foram eleitos:

Ética:

Gerar e manter a credibilidade junto à sociedade.

Desenvolvimento humano:

Formar o cidadão integrado no contexto social.

Inovação:

Produção de saberes e conhecimentos científicos interdisciplinares para o empreendedorismo, associativismo e cooperativismo que respondam as demandas sociais.

Interdisciplinaridade do Conhecimento:

Organizar atividades, conteúdos e ações levando em consideração todas as áreas do saber presentes na instituição.

Inserção local e global:

A instituição buscará a inserção simultânea nos planos local, regional, nacional e internacional.