Pedagogia

Formar profissionais qualificados que atue com ética no mercado no campo de trabalho da Pedagogia.

Saiba mais
sobre o curso

  • Informações

  • Matriz Curricular

  • Estágio Curricular Supervisionado

  • Atividades Complementares

  • Manual do Aluno

  • Periódicos

  • Horário de Aulas

  • Professores

Coordenação de Pedagogia
Profa. Msc. Elizandra Fiorin Soares
elizfiorin@hotmail.com

BR 163, KM 01, Bairro Industrial
85.700-000 Barracão – PR

unetri@control.cnt.br

(49) 3644-2986

Envie uma mensagem
  • O curso

  • Por que escolher este curso?

  • Fale com a coodernação

Caracterização do Curso de Pedagogia

Para você que acredita no conhecimento e que o conhecimento transforma pessoas, venha para o Curso de Pedagogia: Conhecer as relações humanas e transformar o mundo

​ Se você faz parte do grupo que a acredita que a educação contribui para a atuação da vida em sociedade pelos princípios éticos, venha para o curso de Pedagogia. O papel do pedagogo está ligado a fontes de saber que estejam conectadas com a boa convivência, estruturação do conhecimento e aprendizado. Conectar-se as novidades do mundo do conhecimento

Os profissionais da Pedagogia estão sempre por dentro dos novos conhecimentos produzidos e acompanham os avanços tecnológicos. Um bom planejamento, as utilizações de ferramentas modernas aproximam o pedagogo das crianças, jovens e adultos e os ajudam a viver melhor com as tecnologias da atualidade. Estar sempre atuando no campo profissional

Você é daqueles que faz pesquisa, que busca saber quais profissões que oferecem campo de trabalho, já percebeu que o pedagogo, antes de terminar o curso já atua como profissional. Sempre estará trabalhando. Poderá atuar no campo da Gestão, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação não-formal. Com todos esses campos para o profissional atuar, venha cursar Pedagogia.

Quem pode fazer? O que esperar do curso

Para fazer o curso de pedagogia você só precisa:
  • Acredita que a educação pode mudar as relações sociais.
  • Acredita na sociedade do conhecimento produzido cientificamente.
  • Ter concluído o ensino médio.
  • Acreditar que mesmo que tenha se afastado do estudo, é sempre tempo em voltar!
  • Ampliar seus conhecimentos na área educacional, acreditando que os conhecimentos são para a vida.
  • Acreditar que você faz diferença!

Assim, como profissional estará:
  • - atuando com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • - relacionando as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • - identificando problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • - realizando pesquisas que proporcionem a produção de conhecimentos;
  • - utilizando, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • - Desenvolvendo o senso crítico, criativo e flexível para condução de mudanças.

Mercado de trabalho

Você que entrará no Curso de Pedagogia da UNETRI, terá um curso de duração de quatro anos, com a habilitação na área de licenciatura.

Poderá atuar:
  • - como professor no campo da Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica na rede privada ou pública;
  • - como gestor na área de serviços e apoio escolar na rede privada e pública;
  • - em projetos educacionais e programas de educação contínua e;
  • - ser avaliador de projetos educativos.
Conteúdo pertinente.
Conteúdo pertinente.

MATRIZ CURRICULAR

Matriz curricular Pedagogia / 2018

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O componente curricular Estágio Supervisionado, do Curso de Pedagogia da UNETRI Faculdade, tem como intuito propiciar a complementação do processo ensino-aprendizagem, integrando o conteúdo curricular do curso, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, científico e de formação profissional dos acadêmicos, que deverá ter como eixo as “Intervenções Investigativas e Práticas Educativas”, desenvolvidas pelo módulo “Teoria e Prática da Ação Docente”, envolvendo a prática das diversas ferramentas administrativas utilizadas na gestão das organizações.


Desse modo, será concebido e organizado pela ação compartilhada de professores do curso, na tentativa de conferir unidade técnico-científico à formação profissional dos futuros(as) pedagogos(as), estabelecendo estreita ligação entre teoria e prática e entre as áreas do conhecimento, ampliando a compreensão do campo de atuação e intervindo na prática contábil.


O Estágio Supervisionado tem a duração de 540 horas, distribuídas em: Estágio Supervisionado da Educação Infantil desenvolvido no 5º período (140 horas), o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1°, 2° e 3° anos) no 6° período (140 horas), Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (4° e 5° anos) no 7° período (140 horas) e o Estágio de Gestão no 8º período (120 horas).


O acadêmico integraliza este componente curricular obedecendo aos critérios de avaliação, estabelecidos no Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia.


ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES

Como oportunidade diferenciada de integralização e enriquecimento do currículo do curso de Pedagogia da UNETRI Faculdade, destaca-se a possibilidade dos acadêmicos realizarem disciplinas eletivas, atividades complementares, visitas pedagógicas, monitorias, ações de extensão e estágios extracurriculares.


As atividades complementares são incrementadas durante todo o Curso de Graduação criando mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, em atividades extraclasse e compõem o currículo do curso de Pedagogia oferecido pela UNETRI Faculdade, com carga horária estabelecida neste Projeto Pedagógico.


No curso de Pedagogia da UNETRI Faculdade serão exigidas no mínimo 240 horas de atividades complementares. São consideradas atividades que podem ser validadas nas atividades do curso: iniciação científica, monitoria, extensão, estágio extracurricular, eventos científicos ou culturais, disciplinas pertencentes a outros cursos superiores e estudos desenvolvidos em espaços escolares formais e não-formais.


As diretrizes para as Atividades Complementares, na Instituição, seguem o Regimento Interno da UNETRI:
a) Constituir-se como atividades extracurriculares;
b) Possibilitar a flexibilização do currículo dos cursos;
c) Propiciar aprofundamento temático e interdisciplinar de acordo com a concepção dos cursos;
d) Enriquecer o processo formativo do aluno;
e) Possibilitar o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e competências do aluno, adquiridas também fora do ambiente escolar, nas relações com o mundo do trabalho, com ações de extensão e pesquisa junto à comunidade.


As visitas pedagógicas são atividades realizadas in loco em organizações produtivas, educacionais, de serviços, entre outras da região. Permitem aos alunos conhecerem os ambientes de trabalho, as tecnologias e equipamentos utilizados, processos e normas operacionais, dentro dos diversos segmentos e culturas organizacionais, com vistas a fortalecer e ampliar a aprendizagem acadêmica.


A UNETRI Faculdade entende que as ações de extensão compreendem iniciativas de educação continuada, prestação de serviços, ação social e comunitária e fortalecimento da profissionalização, proporcionando o desenvolvimento integral da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.


A iniciação científica é um instrumento que permite colocar o aluno em contato com a atividade científica e engajá-lo desde cedo na pesquisa e atuar como diferencial na formação acadêmica.

Os estágios extracurriculares poderão ser realizados em instituições conveniadas com a UNETRI Faculdade sob supervisão de um responsável pela área em questão.

MANUAL DO ALUNO

Manual do Aluno / Outubro de 2016

PERIÓDICOS

Educação Sociedade (Revista Científica da Educação) – UNICAMP

http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-7330/lng_pt/nrm_iso

Educação em Revista

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=en&nrm=iso

Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4036&lng=en&nrm=iso

Psicologia Escolar e Educacional

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-8557&lng=en&nrm=iso

Revista Brasileira de Educação Especial

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-6538&lng=en&nrm=iso

Sociedade e Natureza

http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza

Revista de Sociologia e Política

http://revistas.ufpr.br/rsp

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep

Revista Ciência e Educação

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516-7313&lng=en&nrm=iso

Cadernos de Pesquisa: Revista de estudos e pesquisas em educação

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa

O Correio da UNESCO

http://www.unesco.org/new/pt/unesco-courier/the-magazine/

Revista Educação: Teoria e Prática

http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/index

Cadernos de História da Educação

http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=listcats&cat_id=2328&Itemid=109

Doxa. Revista Paulista de Psicologia e Educação

http://www.uniespmg.edu.br/index.php/links/2013-07-11-21-49-53/pesquisa-pedagogia#!/instituicao/administracao/divisao-tecnica-academica/apoio-ao-ensino---staepe/laboratorio-editorial/publicacoes/revistas-e-periodicos/doxa/

Acolhendo a Alfabetização nos Paises de Língua Portuguesa (USP)

http://www.acoalfaplp.net/edicoes.html

Ensaio, Avaliação e Políticas Públicas em Educação

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-4036&lng=pt&nrm=iso

Revista Diálogo Educacional

http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd99=olds

Revista Educação

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced

Filosofia e Educação

http://ojs.fe.unicamp.br/ged/rfe

Educação e Filosofia

http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia

HORÁRIO DE AULAS

Horário e Aulas - 2018

PROFESSORES



Msc. Cleidiana Watte
http://lattes.cnpq.br/7641984211920053

Msc. Elizandra Fiorin Soares
http://lattes.cnpq.br/9976182506591552

Msc. Jonas Grejianin Pagno
http://lattes.cnpq.br/3921319898507368

Msc. Rosana Salete Piccininn
http://lattes.cnpq.br/1964359042032255